Hortolândia chega às 100.000 doses aplicadas contra a COVID-19

Hortolândia alcança uma marca importante na imunização dos moradores contra a COVID-19. Na tarde desta terça-feira (29/06), o município chegou às 100.000 doses aplicadas, de acordo com o Vacinômetro do governo estadual. A atualização foi feita um pouco antes das 14h.

A realização do Dia D, no sábado (26/06), foi uma ação que contribuiu para o município alcançar a marca, conforme já havia destacado o prefeito José Nazareno Zezé Gomes na coletiva de imprensa, na quinta-feira (24/06). De acordo com a Secretaria de Saúde, no fim de semana foram imunizadas 5.977 pessoas. Destas, 5.709 foram no Dia D. De acordo com a Secretaria de Saúde, estavam agendadas 6.200 pessoas. A porcentagem de falta foi de 8%. O Dia D aconteceu em 12 locais, sendo que no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang foi montado esquema de drive-thru, no horário das 8h às 15h30. Já no domingo (27/06), a vacinação foi feita, das 8h às 12h, somente na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) João Carlos do Amaral Soares, quando foram aplicadas 268 doses. Estavam agendadas para o domingo 300 pessoas. A porcentagem de falta foi de 10%.

O secretário adjunto de Saúde, Rodrigo Freire, destaca que a marca das 100.000 doses aplicadas é resultado do trabalho feito pela Prefeitura, com envolvimento de todas as secretarias municipais, para articular o plano de imunização contra a COVID-19 no município. “Não foram medidos esforços desde a chegada do 1º lote de vacinas, recebidas em janeiro deste ano pelo saudoso prefeito Ângelo Perugini, para aplicá-las de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde. O trabalho da vacinação continua com o prefeito José Nazareno Zezé Gomes. No que se refere às faixas etárias, o município já imunizou os públicos com idades avançadas, comorbidades e, agora, felizmente chega aos grupos de faixas etárias mais jovens. Hoje temos a aplicação da vacina em várias unidades de saúde e no Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI)”, destaca Freire.

Nesta semana, Hortolândia prossegue com a vacinação para pessoas sem comorbidades ou doenças crônicas nascidas até 1980. O secretário adjunto Rodrigo Freire ressalta que a rapidez da vacinação no município depende da entrega regular de mais doses pela Secretaria Estadual de Saúde.

A Secretaria de Saúde salienta que para ser vacinado é necessário fazer o cadastro no site Vacina Já (CLIQUE AQUI), do governo estadual, e agendamento no site da Prefeitura, por meio deste LINK

A Secretaria de Saúde reforça a orientação às pessoas que já tenham feito o agendamento para que compareçam à vacinação. Assim, elas ajudarão o município a agilizar o processo de imunização, possibilitando que mais pessoas também possam ser vacinadas. Outra orientação importante é para que as pessoas evitem de escolher a marca da vacina. A Secretaria de Saúde ressalta que todos os imunizantes são seguros e foram aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).