Prefeitura assumirá área da Fazenda Gazzeta para construção de novo parque ambiental no Jd. Terras de Santo Antônio

Hortolândia completa 30 anos de emancipação e oferece mais um presente à população. A Administração Municipal assinou, nesta segunda-feira (17/06), o termo de posse da Fazenda Gazzetta, importante área localizada no Jardim Terras de Santo Antônio, onde a Prefeitura construirá um novo parque socioambiental. A posse oficial da área será na quarta-feira (19/05), feriado municipal do aniversário da cidade. O evento, com a presença do prefeito José Nazareno Zezé Gomes, será às 10h, na sede da própria fazenda. O acesso acontece pelas ruas Paulo Roberto Soares, Eleusina Batista Silva e Pedrina Oliveira da Cunha.

Durante a assinatura do termo de posse, realizado no Paço Municipal “Palácio das Águas”, o prefeito destacou que desde a época em que ele era vereador, tinha o sonho de transformar o local em um dos "cartões postais" da cidade. "Vamos cuidar desta área que se tornará mais um "cartão postal" da cidade. Desde a época em que era vereador, sempre tive o sonho de transformar o local em uma área para a população se divertir. É uma grande conquista para Hortolândia que, em breve, terá mais um parque linear", concluiu o prefeito.

"Desde 1938 esta área pertence a nossa família que, de geração pra geração, sempre preservou o local. Ali há uma grande história que se mistura até com a história da cidade e, principalmente, dos bairros daquela região. A área é uma referência para Hortolândia", comenta José Francisco Gazzetta, um dos proprietários do espaço que esteve na cerimônia de assinatura do termo de posse da fazenda ao lado do irmão Dorival Antônio Gazzetta.

De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, a área da antiga fazenda onde será implantado o parque tem cerca de 50 mil metros quadrados. Este ponto histórico da cidade era, até então, uma propriedade particular. "O futuro parque será agregado à ampla área verde já existente no local. Além disso, o parque também valorizará empreendimentos e loteamentos que podem surgir nos bairros próximos”, explica o secretário de Planejamento Urbano, Carlos Roberto Prataviera Júnior. “O local possui construções históricas, como uma capelinha. Há também uma lagoa, mata ciliar e muita área verde. Cuidaremos da preservação ambiental e das construções deste espaço, aliando a diversão da população com a proteção do meio ambiente. O parque será nos padrões dos outros parques lineares da Administração Municipal, com pista de caminhada, academia ao ar livre e iluminação com lâmpadas de LED", completou Prataviera Junior.

MEIO AMBIENTE PRESERVADO E DIVERSÃO PARA A POPULAÇÃO

Atualmente, Hortolândia conta com sete parques socioambientais, em diferentes regiões da cidade: Parque Socioambiental Lago da Fé (Jd. Nova Alvorada); CREAPE - Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola (Jd. Santa Clara do Lago); Parque Socioambiental Jardim Novo Ângulo (Jd. Novo Ângulo); Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang (Jd. Nossa Senhora de Fátima); Parque Socioambiental Remanso das Águas (Jd. Carmen Cristina), Parque Socioambiental Chico Mendes (Região Central) e Parque Socioambiental Renato Dobelin (Região Central).

Além do parque na área da antiga Fazenda Gazzeta, estão previstas a construção de cinco outros novos parques ambientais na cidade: ampliação do Parque Lago da Fé, com obras já iniciadas; um novo parque na Vila Real e outro sob a ponte estaiada, ambos já licitados; mais um parque no trecho onde está localizado a lagoa da empresa EMS, no Parque Residencial Maria de Lourdes; e outro na avenida da Emancipação, entre o bairro Green Park e a sede do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).