Hortolândia apresentará ações de sustentabilidade em webinário do projeto Andus, na terça-feira (20/07)

Crescer com sustentabilidade e inteligência é o desafio das grandes cidades, com o objetivo de construir um futuro consciente para as próximas gerações. Debater o assunto e encontrar soluções é essencial para obter conhecimentos, além de aprimorar as ações para o equilíbrio entre a proteção do meio ambiente e o natural crescimento das cidades. Na próxima terça-feira (20/07), a Prefeitura de Hortolândia participa do Webinário “Crescer com Sustentabilidade", promovido pelo projeto Andus (Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável), com apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações do Governo Federal. O webinário será exibido, das 14h30 às 17h30, no canal oficial da Prefeitura de Hortolândia no Youtube através do link https://www.youtube.com/prefeituradehortolandia.

Hortolândia é uma das seis cidades brasileiras participantes do projeto Andus de cooperação entre o governo federal brasileiro e a Alemanha, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH (Agência de cooperação técnica alemã). De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, a parceria para cooperação técnica internacional pelo Projeto Andus proporcionará transferência tecnológica, capacitação de servidores e ferramentas para a implementação do Plano Diretor em Hortolândia, de modo a tornar Hortolândia cidade modelo de sustentabilidade.

A parceria internacional tem como objetivo promover o desenvolvimento urbano, social, econômico, ambiental e humano de Hortolândia, de modo sustentável, preparando a cidade para o crescimento urbano dos próximos 30 anos. Por meio do PIC, Hortolândia já iniciou uma série de investimentos para tornar a cidade inteligente, do ponto de vista tecnológico e de sustentabilidade.

"Participar do ‘webnário’ será importante para trocarmos conhecimentos com representantes de outras cidades. Juntos, buscaremos soluções para aliar o crescimento das áreas urbanas com as tecnologias que já existem e que estão por vir", explica o secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica de Hortolândia, Carlos Roberto Prataviera Júnior.

Conforme a arquiteta da Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Patrícia Camargo, responsável por acompanhar de perto as ações do projeto Andus em Hortolândia, a cidade de Sobral, no Ceará, participará do Webinário na mesma sala em que a Prefeitura hortolandense mostrará projetos, apresentando as vertentes lá desenvolvidas e contribuindo para a qualificação das informações. "Hortolândia desenvolve uma ferramenta para mapear os indicadores da cidade e verificar a verticalização do crescimento, proporcionando desenvolvimento com sustentabilidade. Divulgaremos para cidades de todo o Brasil nossas ações", comenta Patrícia.

Iluminação em LED coloca Hortolândia entre as cidades inteligentes

Entre as ações já iniciadas em Hortolândia e que são modelo de sustentabilidade está a modernização do sistema de iluminação, com lâmpadas LED. Em breve, Hortolândia terá todos os 22 mil pontos de luz da cidade iluminados com esta tecnologia, reduzindo os custos com a iluminação pública em mais de 50%. A modernização do sistema de iluminação inclui, ainda, parques e praças.

A expansão dos serviços da iluminação também contempla a manutenção da rede e a telegestão, rede inteligente que monitorará problemas nas luminárias, por exemplo. Nos postes, poderão ser instalados sensores de alertas de fumaça e câmeras, equipamentos que contribuirão com a segurança.