Prefeitura de Hortolândia retira lixo e entulho descartados irregularmente no Jardim São Jorge

O mutirão de retirada de lixo e entulho descartados irregularmente em ruas, avenidas, praças, parques e áreas verdes de Hortolândia, realizado como rotina pela Prefeitura, foi iniciado, nesta segunda-feira (03/05), em uma área verde na rua Goiás, no Jardim São Jorge. Com maquinário, foram recolhidos lixo e restos de construção civil. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, descarte irregular de lixo e entulho é recorrente nesta área.

Este tipo de descarte, além de ser crime ambiental, contribui com o abrigo de animais peçonhentos que podem transmitir doenças. Além disso, nesta época de seca, o entulho pode se tornar foco de incêndio, uma tragédia ambiental. Este tipo de serviço público não seria necessário se os materiais fossem descartados em local apropriado. Para realizar o descarte correto e gratuito de material reciclável e reutilizável, basta ir até um dos 11 PEV's existentes no município.

O descarte irregular de lixo está sujeito a multa. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

PODA DO MATO

Além da retirada do entulho no Jardim São Jorge, a Prefeitura também realiza mutirão de poda do mato em diversas regiões da cidade. O trabalho continua no Parque Socioambiental Remanso das Águas; em uma área verde próxima ao córrego do Jardim Santa Emília; na região próxima à Escola Municipal do Taquara Branca; e no canteiro central da avenida Santana, no Jardim Amanda.