Prefeitura retira entulho descartado irregularmente em rua do Jardim São Jorge

A semana começou com mais uma etapa concluída do serviço de limpeza realizada por equipes da Prefeitura de Hortolândia. Com maquinário, foram recolhidos lixo e restos de construção civil descartados irregularmente na rua Minas Gerais, no Jardim São Jorge. A região é conhecida por ter indústrias de grande porte. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, descarte irregular de lixo e entulho é recorrente na área. Semanalmente, a Prefeitura realiza a retirada de lixo e entulho descartados irregularmente em praças, parques, áreas verdes, ruas e avenidas em diferentes regiões da cidade.

"O descarte irregular de entulho e lixo, além de ser crime ambiental, contribui com o abrigo de animais peçonhentos que podem transmitir doenças. Além disso, nesta época de seca, o entulho pode se tornar foco de incêndio, uma tragédia ambiental. Pedimos a colaboração de todos para que a cidade se mantenha limpa", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Este tipo de serviço público não seria necessário se os materiais fossem descartados em local apropriado. Para realizar o descarte correto e gratuito de material reciclável e reutilizável basta ir até um dos 11 PEV's existentes no município.

DESCARTE IRREGULAR É CRIME AMBIENTAL

O descarte irregular de lixo, entulho e resíduos é crime ambiental sujeito a multa, em Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.