Prefeitura realiza mutirão de limpeza próximo da UPA Nova Hortolândia

O mutirão de limpeza realizado, periodicamente, por equipes da Prefeitura de Hortolândia continua neste início de semana. A retirada de entulho e lixo descartados irregularmente em espaços públicos da cidade foi iniciada na antiga Rua 2 e na rua Francisca Fátima de Oliveira, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, próxima a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Nova Hortolândia, onde está instalada a unidade respiratória para atendimento à pessoas com Coronavírus.

Outra equipe também começou a retirada de material descartado irregularmente próximo a rotatória do Supermercado Pague Menos, na Vila Real. As três ações foram realizadas com maquinário e, de acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o lixo e entulho descartados irregularmente estavam nas calçadas, impedindo a passagem de pedestres. O trabalho continua nos próximos dias, nestas e, em diferentes regiões da cidade.

"O descarte irregular de entulho e lixo em ruas, avenidas, praças, parques e qualquer espaço público, além de ser crime ambiental, contribui com o abrigo de animais peçonhentos que podem transmitir doenças. Muitas vezes as equipes encontram estes focos de descarte próximos das unidades de saúde. Pedimos a colaboração e o respeito da população para fazer o descarte correto e gratuito destes materiais", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Este tipo de serviço público não seria necessário se os materiais fossem descartados em local apropriado. Para realizar o descarte correto e gratuito de material reciclável e reutilizável basta ir até um dos 11 PEV's (Pontos de Entrega Voluntária) existentes no município. No Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, ele fica localizado na rua Antônio João de Amorim, esquina com a rua Sebastiana Oliveira da Silva. Já na Vila Real, o PEV  fica na rua Orlando Cavalcante, esquina com a rua Joaquim Gregório de Moraes

PEV's FUNCIONAM EM NOVO HORÁRIO

Os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura de Hortolândia, agora, funcionam das 9h às 15h, de segunda à sábado.  A redução no horário de atendimento foi adotada para reduzir a circulação de pessoas e evitar a disseminação do Coronavírus. O novo horário de funcionamento permanecerá assim, até uma nova reclassificação da cidade pelo Governo do Estado.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, as exceções são os PEVs do Jd. Santa Emília, Jd. Nossa Senhora de Fátima e Jd. Santa Esmeralda, que, em regime de plantão, continuam funcionando todos os dias, inclusive aos finais de semana, das 8h às 12h e das 13h às 18h. No Parque Orestes Ôngaro, o PEV fica localizado na rua Rio Pardo (antiga rua 13), 50, dentro do Aterro de Inertes.

AÇÃO É CRIME AMBIENTAL

O descarte irregular de lixo, entulho e resíduos é crime ambiental sujeito a multa, em Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

MAIS ZELADORIA

Além da retirada de lixo e entulho descartados irregularmente, também nesta segunda-feira, a Administração Municipal iniciou mais uma etapa do mutirão de poda do mato na cidade. Após as unidades de saúde, que receberam o serviço na semana passada, foi a vez do trabalho ser realizado na Praça da Neusa, na região Central, em uma área verde no Jardim Carmen Cristina e no prédio da Câmara Municipal, localizado no Parque Gabriel.