Unidades de saúde de Hortolândia recebem ações de zeladoria

O mutirão de serviços de limpeza e zeladoria, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, em todas as unidades de saúde da cidade, continua. Nesta quinta-feira (15/04), a poda do mato foi concluída nas UBS's (Unidades Básicas de Saúde) dos jardins Nova Europa, Santiago e Novo Ângulo. Desde o início da semana, a ação já foi realizada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Rosolem e na UBS do Jardim Campos Verdes. Na semana passada, receberam o trabalho a UBS do Jardim São Bento e do Jardim Adelaide. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, a limpeza e a poda do mato nas unidades de saúde da cidade acontecem, periodicamente, em todos os espaços públicos. O objetivo é manter a área limpa e bem cuidada para receber os usuários e os funcionários do serviço de saúde.

Além das unidades de saúde, a poda do mato e a limpeza também foram realizadas, nesta quinta-feira, no campo de futebol do bairro Remanso Campineiro, nos canteiros centrais da avenida Olívio Franceschini e em uma área verde do Jardim Boa Esperança. "Realizamos este serviço diariamente em ruas, avenidas, praças, parques e áreas verdes em diferentes regiões de Hortolândia. A ação continua nos próximos dias. Com a colaboração de todos, a cidade se mantém limpa e bem cuidada", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a colaboração da população é importante para manter ruas, avenidas, praças, parques, áreas verdes e espaços públicos limpos e conservados. O descarte irregular de lixo e entulho é coibido com a ação, mas é necessária a colaboração da população para a manutenção deste e de outros espaços públicos.

O descarte correto de lixo doméstico deve ser feito junto à coleta de resíduos orgânicos, realizada porta a porta, pelo caminhão de lixo. Já resíduos recicláveis e reaproveitáveis podem ser destacados em LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis) e PEVS (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura, existentes em diversos bairros da cidade.

Nos LEVs é possível descartar materiais como embalagens de vidro, garrafas pet, plásticos, papéis e papelões, isopor, copo descartável, entre outros materiais. Os LEVs recebem materiais 24h, todos os dias. Nos PEVs, os moradores podem descartar com segurança, gratuitamente, resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos e aparelhos eletrônicos (televisão, computador, ventilador, entre outros).