Prefeitura antecipa início da vacinação para idosos com idade entre 72 a 74 anos para esta sexta-feira (19/03)

A Prefeitura de Hortolândia antecipa o início da vacinação contra a COVID-19 para idosos com idade entre 72 a 74 anos para esta sexta-feira (19/03). A antecipação segue o cronograma anunciado nesta semana pelo governo estadual. A vacinação acontece das 8h às 16h no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), órgão da Prefeitura, localizado na rua Euclides Pires de Assis, 200, Remanso Campineiro. O local está com esquema de drive-thru montado para vacinar idosos com dificuldade de locomoção. O acesso é pela entrada lateral do CCMI, na rua Antonio Bernardes. Serão vacinados somente os idosos que fizeram o pré-cadastro no site da Prefeitura e receberam o agendamento.

A Secretaria de Saúde reforça a orientação para que os idosos que ainda não fizeram o pré-cadastro para que o façam no site da Prefeitura, por meio deste LINK. É importante que famílias e parentes estimulem os idosos a tomar a vacina e os ajudem a fazer o cadastro. A vacina é segura. Após ter feito o cadastro, a Secretaria de Saúde recomenda para que os idosos consultem o site da Prefeitura para conferir as informações do agendamento.

A Secretaria de Saúde também ressalta que a imunização para profissionais da rede particular que estão na linha de frente da assistência humana também continua. Os profissionais que ainda não se cadastraram também podem fazê-lo no site da Prefeitura.

Para os idosos e profissionais da rede particular de saúde que já receberam o agendamento, a Secretaria de Saúde solicita para que estes públicos compareçam ao CCMI para receber a imunização, e com isso colaborar na contenção da disseminação do Coronavírus na cidade.

Em caso de idosos ou profissionais que receberam o agendamento e não compareceram à vacinação, eles deverão aguardar novo agendamento, que será feito pela Secretaria de Saúde e informado no site da Prefeitura, por meio de consulta.

Em caso da profissional que esteja gestante, ela somente poderá ser vacinada com avaliação obstétrica e prescrição médica. Pacientes oncológicos e transplantados somente receberão a vacina com prescrição médica.

A Secretaria de Saúde reforça a orientação que no dia da vacinação, o profissional deverá apresentar algum documento que comprove sua atuação na saúde, como, por exemplo, carteira de conselho de classe, contrato de trabalho, ou carteira de trabalho, e documento com foto. A Secretaria de Saúde orienta que se o profissional já tenha sido vacinado em outro local de trabalho, não poderá ser imunizado novamente. Se caso o profissional tenha apresentado sintomas da COVID-19 nos últimos 10 dias também não poderá ser imunizado.

Não devem ser vacinados:

– Pacientes que tenham sido imunizados no calendário vacinal nos últimos 14 dias;

– Pacientes que apresentem quadro agudo e febril e sintomas respiratórios;

– Paciente que tenha tido COVID-19 há menos de 28 dias;

– Menores de 18 anos.

PRÉ-CADASTRO

A Prefeitura mantém o pré-cadastro para a segunda fase da vacinação contra a COVID-19. De acordo com a Secretaria de Saúde, o pré-cadastro é para melhor organizar o agendamento para o início da vacinação e, com isso, evitar aglomeração, conforme os protocolos sanitários para evitar a disseminação do Coronavírus.

Idosos com 60 anos ou mais podem fazer o pré-cadastro online, por meio do site da Prefeitura. Basta clicar neste LINK. No pré-cadastro, o interessado deverá informar nome, bairro, telefone, data de nascimento, número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), informar se tem alguma deficiência motora, que dificulte o acesso ao local de vacinação.

A Secretaria de Saúde fará a verificação destes dados com o cadastro da pessoa no e-SUS, que é o banco nacional de dados do sistema público de saúde. Caso os dados estejam corretos, a informação do agendamento de cada pessoa estará disponível para consulta no site da Prefeitura. Para fazer a consulta, é necessário informar o CPF e a data de nascimento.

Em caso dos dados estarem incorretos, o morador será orientado a entrar em contato com a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa para atualizar os dados. Quem tiver o pré-cadastro negado em virtude de desatualização de dados também pode entrar em contato com a Prefeitura via WhatsApp pelo número (19) 99976-4720. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações sobre o pré-cadastro também podem ser obtidas pelos telefones (19) 99976-2276, (19) 99979-9620, (19) 99976-6835 e (19) 99920-3204. A data da aplicação da vacina será agendada conforme a ordem de prioridade definida pela Secretaria Estadual de Saúde e mediante a entrega do imunizante pelo governo estadual.