Prefeitura remove entulho descartado irregularmente no Jd. Primavera

Equipes da Prefeitura de Hortolândia iniciaram a semana com mais um mutirão para retirada de lixo e entulho descartados irregularmente em espaços públicos da cidade. Na manhã desta segunda-feira (08/03), o trabalho foi realizado, com maquinário próprio para o serviço, em uma área verde, localizada no Jardim Primavera, e, também, na calçada próxima à EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) do bairro. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, além de restos de construção civil, foram encontradas diversas garrafas pets, latinhas e lixo doméstico descartados de maneira ilegal.

"A cidade disponibiliza locais para o descarte gratuito de restos de construção civil, como os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) e LEVs (Locais de Entrega Voluntária). Precisamos da colaboração e conscientização da população para descartar corretamente estes materiais. Nesta segunda-feira, o descarte foi praticado próximo de uma escola. Contamos com a ajuda da população. A limpeza continuará nas áreas prejudicadas por esta ação para manter a cidade limpa e livres de animais peçonhentos que possam transmitir doenças", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

CRIME AMBIENTAL SUJEITO A MULTA

A ação é crime ambiental sujeita a multa e pode causar enchentes, já que o material acumulado pode ser levado por enxurradas, causando o entupimento das redes de águas pluviais e esgoto, provocando infiltrações no solo e rompimentos nestas redes. Atualmente, os valores das multas variam de R$ 340,00 a R$ 34.000,00.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

MUTIRÃO DE PODA DO MATO CONTINUA

A Prefeitura também iniciou a semana com mutirão de poda do mato em outras áreas da cidade. O trabalho foi realizado em parte da avenida Olívio Franceschini, próximo ao cruzamento com a avenida da Emancipação até o Paço Municipal Palácio das Águas e na avenida Antônio da Costa Santos, no trecho localizado após a Ponte da Esperança (Estaiada), no Jardim Nova América. O trabalho, realizado diariamente, continua nos próximos dias.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, nesta época chuvosa, o mato cresce mais rápido, por isso, é necessário a colaboração da população para não descartar lixo, entulho e resíduos irregularmente. Objetos que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika, como garrafas, baldes e outros recipientes, precisam ficar protegidos da água da chuva.