Prefeitura de Hortolândia intensifica manutenção nas redes de esgoto

Os trabalhos de manutenção, reparos e vistoria na rede de esgoto realizados pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, continuam. As ações acontecem diariamente. Nesta segunda-feira (08/02), vistorias contra ligações irregulares na rede foram feitas no Jardim Nova Hortolândia e no Jardim Amanda. O Jardim Malta recebeu manutenção para o correto funcionamento na rede coletora, mesmo trabalho realizado no bairro Chácaras Fazenda do Coelho.

Desde a semana passada, diversos serviços na rede de esgoto foram realizados no Jardim São Bento, Jardim Campos Verdes, Jardim Ipê, Jardim Conceição, Jardim Santa Clara do Lago, Jardim Santa, Vila Real, Parque Ortolândia, Jardim Carmen Cristina, Vila São Pedro, Parque do Horto e Jardim Novo Ângulo. O objetivo é evitar problemas como infiltrações, causadas pelas chuvas nesta época do ano, além de contribuir para que o município atinja 100% de coleta e tratamento de esgoto. Atualmente, o índice de coleta é de aproximadamente 98% de cobertura, sendo que 100% do esgoto coletado já é tratado.

"Os serviços nas redes de esgoto são realizados diariamente. Muitas vezes o trabalho não pode ser observado mas o correto funcionamento na rede acontece devido a manutenção e aos reparos, além das desobstruções de rede, problema causado pelo descarte irregular de materiais que entopem a tubulação. A colaboração de todos é essencial para o funcionamento correto do sistema", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde, disponível para download gratuito, nas plataformas Google Play ou App Store. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.