Prefeitura realiza mutirão de manutenção e serviços nas redes de esgoto e águas pluviais de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, intensifica as ações de manutenção, vistoria e desobstrução nas redes de esgoto e águas pluviais em diferentes regiões da cidade. O objetivo é evitar problemas como infiltrações, causadas pelas chuvas nesta época do ano, além de contribuir para que o município atinja 100% de coleta e tratamento de esgoto. Atualmente, o índice de coleta é de aproximadamente 98% de cobertura, sendo que 100% do esgoto coletado já é tratado.

Nesta quarta-feira (20/01), equipes da Administração Municipal trabalharam para a conclusão dos reparos de tubulações que cederam no trecho da rua Duque de Caxias, entre as duas lagoas, no Jardim Amanda.  De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, como a área está entre as duas lagoas, ela é naturalmente mais úmida. Isso causou o solapamento do solo, que é a infiltração seguida de afundamento causada pela grande quantidade de água. Para o conserto das tubulações, o asfalto foi retirado, a tubulação recebeu manutenção e a área foi aterrada com nova base. "O próximo passo é a pavimentação do trecho, ação que será concluída ainda nesta semana", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Mais serviços para o funcionamento correto do sistema

Desde a manhã de segunda-feira (18/01), as equipes também realizam mutirão de serviços nas redes de esgoto e águas pluviais. A desobstrução foi realizada na Vila Ipê e no Jardim São Jorge. No Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, foi detectada uma ligação irregular de esgoto que já foi desfeita. A Prefeitura também realizou a manutenção para evitar vazamento das redes de águas pluviais no Jardim Santa Luzia e no Parque Sociambiental Chico Mendes, na região Central.

No Jardim São Sebastião, em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), está em andamento o prolongamento da ligação da rede esgoto. Já nos jardins Novo Horizonte e Santa Amélia foram realizadas vistorias e orientações para a população se conscientizar sobre a importância da ligação correta do esgoto. Tampas dos poços de visita, componentes que dão acesso as redes de águas pluviais e de esgoto foram trocadas nos jardins Rosolém e Nossa Senhora de Fátima. O trabalho evita furtos, acidentes e protege o acesso à estas ligações.

De acordo com a Secretaria de Obras, também há ligações irregulares de redes de esgoto na rua Carlos Roberto de Melo, entre o Parque Gabriel e o Jardim Santo André. Esta ação polui mananciais causando danos ao meio ambiente e infiltrações nas ruas da cidade.

"É importante a conscientização da população sobre não realizar ligações irregulares das redes de esgoto e de águas pluviais. A ação, além de ser crime ambiental, causar infiltrações no solo, já que as tubulações são subterrânes, principalmente nesta época de chuvas, onde a força da água fica maior. Se houver rompimento, há afundamento do solo causando prejuízo para todos" enfatizou Panício.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde, disponível para download gratuito, nas plataformas Google Play ou App Store. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.