Trio elétrico “Luz Itinerante” leva espírito de Natal para diferentes regiões da cidade

O espírito de Natal se espalha por Hortolândia. Para levar alegria e amenizar o clima deste ano difícil marcado pela pandemia, a Prefeitura coloca para percorrer pela cidade o trio elétrico “Luz Itinerante”. O trio circulará, a partir das 19h, na rua Luiz Camilo de Camargo, na região central, nesta quinta-feira (17/12). A ação marca o lançamento da campanha “Hortolândia luz que acolhe” de decoração e iluminação natalina. A campanha visa estimular a população a consumir no comércio local durante o período de fim de ano. Depois, nesta sexta-feira (18/12), o trio elétrico estará na avenida Brasil, no Jardim Amanda, a partir das 19h30.

O trio elétrico contará com a apresentação musical de um grupo formado por 10 artistas da cidade, cadastrados pela Secretaria de Cultura, que foram contemplados com o subsídio da lei federal “Aldir Blanc”. Os cantores foram contemplados com o recurso federal em virtude de terem suas atividades interrompidas pela pandemia. O grupo interpretará temas natalinos conhecidos, como “Noite Feliz”, “Então É Natal” e “Natal Todo Dia”. Os cantores serão acompanhados pelo Quarteto Cultura Instrumental, grupo de músicos formado por servidores da Secretaria de Cultura. Ao longo do trajeto, o trio elétrico terá um locutor que orientará a população para evitar aglomeração.

Na sexta-feira (18/12), o trio percorrerá a avenida Brasil, no Jardim Amanda. A via é uma das principais ruas de comércio da cidade. A avenida está decorada com enfeites natalinos confeccionados por servidores municipais com materiais recicláveis (foto). De acordo com a Secretaria de Cultura, após o término do percurso do trio elétrico, haverá queima de fogos silenciosos. O trio elétrico também percorrerá as regiões do Jardim Rosolém, na próxima terça-feira (22/12), e do Jardim Nova América, na próxima quarta-feira (23/12).

A secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini, ressalta que a ação visa proporcionar o sentimento de esperança nas pessoas com segurança. “Prezamos por uma atividade inovadora e itinerante garantindo a segurança das famílias. Levaremos esta ação de Natal a diversas regiões da cidade. O objetivo é acalentar os corações para que todas as pessoas possam sentir a magia deste tempo de renovação como uma luz de esperança”, destaca Alessandra.

CAMPANHA

A Prefeitura de Hortolândia decorou as três principais ruas de comércio da cidade com enfeites natalinos. A ação integra a campanha “Hortolândia luz que acolhe”, que vai até o dia 6 de janeiro de 2021. O objetivo é estimular a população a consumir no comércio local no fim de ano. As vias que foram decoradas são rua Luiz Camilo de Camargo, na região central; avenida Brasil, no Jardim Amanda; e rua Antonio Fernandes Leite, no Jardim Rosolém.

Os enfeites foram confeccionados por servidores municipais voluntários. A confecção foi feita com materiais reaproveitáveis, tais como pneus usados e garrafas PET. A campanha envolve as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação; Governo; Educação, Ciência e Tecnologia; Cultura; Esporte e Lazer; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Habitação; Inclusão e Desenvolvimento Social; Segurança; e Mobilidade Urbana. A ação integra o plano da Prefeitura para a retomada econômica do munícipio, com responsabilidade no combate à pandemia do Coronavírus.

Em razão da campanha, o comércio terá o tradicional horário especial de funcionamento: segunda a sexta-feira até as 21h, sábado até as 18h e domingo das 10h às 15h. Na véspera de Natal, 24/12, as lojas funcionarão até as 15h e fecharão no dia 25/12. Já no dia 26/12, o comércio abrirá das 12h às 21h. Nos dias 31/12 e 01/01 de 2021 as lojas não funcionarão. A partir do dia 02/01 de 2021 o comércio retoma o horário normal de funcionamento. Esta ação é uma parceria da Prefeitura com a ACIAH (Associação Comercial de Hortolândia).

4º NATAL SUSTENTÁVEL

Também como parte da programação da campanha “Hortolândia luz que acolhe”, a Prefeitura realiza o 4º Natal Sustentável no Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”. O local foi decorado com enfeites confeccionados com materiais recicláveis. Os itens decorativos foram reaproveitados de anos anteriores. O objetivo é conscientizar a população sobre o uso e o reaproveitamento de materiais recicláveis. O trabalho de decoração foi feito pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O público pode visitar e se encantar com a decoração natalina no parque de segunda a domingo, das 10h às 17h. Nos dias 24, 25, 31/12 e 1°de janeiro de 2021 o parque estará fechado. Conforme os protocolos sanitários, os visitantes são obrigados a usar máscara dentro do parque.

Neste ano, em função da pandemia do Coronavírus, o evento não terá apresentações artístico-culturais, nem atrações, tais como “Vila de Noel”, “Fábrica de Brinquedos” e a sala “Leitura de Noel”, e praça de alimentação. A medida é para evitar aglomeração. Em 2019, o Natal Sustentável da Prefeitura atraiu mais de 30 mil visitantes.

Um dos destaques da decoração é o presépio, montado com materiais reaproveitáveis e orgânicos, tais como folhas de palmeira, caixas de ovos, cabos de vassoura e estacas de bambu. Outro item de decoração que deve cativar os visitantes é o pinheiro natural kaizuka, que terá decoração feita com CDs, guirlandas e laços.