Quatro bairros de Hortolândia recebem serviços na rede de esgoto

A Prefeitura de Hortolândia e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) trabalham juntas para que a cidade atinja 100% de coleta de esgoto, com tratamento de resíduos, em breve. Desde o início da semana, equipes da Administração Municipal orientam moradores a realizar a ligação correta da rede de esgoto. Também fiscalizam casos de descarte irregular dos dejetos e outros serviços na rede nos jardins Santa Clara, São Bento, Santa Esmeralda e Terras de Santo Antonio. O trabalho permanecerá em andamento pelos próximos dias, em diferentes regiões da cidade. Atualmente, o índice de coleta atinge 97,6% de cobertura, sendo que 100% do esgoto coletado já é tratado.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o descarte irregular do esgoto doméstico, além de ser prejudicial à saúde, prejudica o meio ambiente, atingindo rios, ribeirões, nascentes e mananciais da cidade. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde, disponível para download gratuito, nas plataformas Google Play ou App Store. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

PIC

A universalização de esgoto é uma ação que faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal.