Parque do Horto começa a ganhar luminárias de LED em postes

A Prefeitura de Hortolândia avança com o serviço de troca de lâmpadas dos postes, que beneficiará toda a cidade. A região atendida atualmente é a do Jd. Nova Hortolândia, onde a ação acontece, nesta semana, nas ruas do Parque do Horto. Nos bairros desta região (confira abaixo), a Administração Municipal substituirá 2.300 lâmpadas de vapor de sódio dos postes por luzes de LED, que conferem maior potencial de luminosidade e eficiência energética.

A iluminação de LED já é realidade nas ruas dos bairros da região do Jd. Amanda e do Jd. Rosolen. A meta da Prefeitura é que, até o final de 2021, todas as vias públicas da cidade contem com esta tecnologia, que coloca Hortolândia na lista das cidades inteligentes do Brasil. Ao todo, serão trocadas 22 mil luzes.

A troca das lâmpadas acontece por meio de um consórcio, contratado pela Prefeitura via PPP (Parceria Público Privada) para as ações de gestão e modernização do parque de iluminação pública. As novas luzes oferecem mais claridade e, com isso, aumentam a segurança nos bairros à noite. Além de iluminar mais, as lâmpadas de LED consomem menos energia elétrica do que as de vapor de sódio, usadas atualmente. A estimativa da Prefeitura é que, com a PPP, os custos com iluminação pública sejam reduzidos em mais de 50%. “Além de apresentarem um impacto ambiental menor, as lâmpadas de LED são muito mais econômicas. Hoje, a Prefeitura paga R$ 600 mil por mês em iluminação pública. Com as lâmpadas de LED, esse valor será de 200 mil por mês”, afirmou o secretário de Planejamento Urbano, Carlos Roberto Prataviera Junior.

PIC

Os investimentos em iluminação pública fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), implantado pela Prefeitura para incentivar o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para estas intervenções, o município conta com apoio de recursos da iniciativa privada e dos governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

Confira os bairros beneficiados na região do Jd. Nova Hortolândia:

•Jd. Nova Hortolândia

•Jardim Primavera,