Prefeitura e CPFL orientam população para evitar acidentes graves e fatais com pipas

Que tal empinar pipa com segurança e assim evitar acidentes graves e até mesmo fatais? Para que a brincadeira não se transforme em transtorno, a Prefeitura de Hortolândia apoia a campanha “Guardião da Vida”, promovida pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). A ação visa conscientizar sobre os riscos e os perigos de brincar com pipas perto dos fios da rede elétrica.

A Prefeitura orienta para que a população empine pipas em locais abertos, onde não exista nenhum tipo de cabo de energia, serviço telefônico ou antenas de celular. Com isso evita-se acidentes, interferências na qualidade e interrupções no fornecimento desses serviços. Caso a pipa fique enroscada nos fios, não se deve tentar recuperá-la, nem utilizar canos, bambus ou cabo de vassouras para desenroscá-la da rede elétrica.

Outra orientação importante é evitar empinar pipa em vias com grande fluxo de veículos, tais como avenidas, ruas ou rodovias, ou ainda em canteiros centrais, pois há o risco de acidentes graves de trânsito ou de atropelamento.

O uso de papel alumínio na confecção de pipas também é perigoso. O material em contato com os fios da rede elétrica pode provocar curtos-circuitos. Também não se deve empinar pipa em dias de chuva, pois o brinquedo funciona como uma espécie de para-raios, conduzindo energia.

A Prefeitura alerta a população a não subir em lajes de casa para empinar pipa, pois há o risco de queda. No caso de crianças, é aconselhável que um adulto responsável as acompanhe na hora da brincadeira. Por fim, vale sempre lembrar que o uso de cerol ou das chamadas “linhas chilenas” é prática proibida e considerada crime. Tais materiais podem causar acidentes e levar à morte.

De acordo com dados da CPFL, no período entre 2018 e 2019, foram registradas nas cidades atendidas pela empresa mais de 8,3 mil interrupções no fornecimento de energia causadas por pipas na rede elétrica. A CPFL ainda informa que, em 2019, no ranking das 10 cidades com mais interrupções no fornecimento de energia causadas por pipas, Hortolândia ficou na 4ª posição, com 196 casos.

Confira o ranking das 10 cidades com mais interrupções no fornecimento de energia causadas por pipa na rede elétrica, em 2019, de acordo com a CPFL:

Número de Interrupções

Campinas​