Sarau “Aqui Trem Poesia” terá banca de troca de livros para alimentar gosto pela literatura

Entre uma declamação e outra no sarau “Aqui Trem Poesia”, o público poderá alimentar o espírito literário na banca de troca de livros da Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”, órgão da Prefeitura. O sarau será, na próxima terça-feira (03/03), às 19h, no Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, localizado na rua Rosa Maestrelo, 2, Vila São Francisco.

De acordo com o coordenador da biblioteca, Rafael Antônio da Silva, serão disponibilizados cerca de 400 títulos, de diferentes gêneros literários, para as trocas. Somente poderão ser trocados livros em bom estado de conservação, sem rasuras, rabiscos ou partes amassadas. A troca será feita no esquema 1 por 1, ou seja, um livro por outro livro. O público também poderá levar CDs e DVDs para trocar. “Não serão aceitos livros didáticos, enciclopédias ou obras reproduzidas em fotocópia. Também não serão aceitas revistas e livretos”, explica Silva.

O coordenador explica que os livros passarão por triagem e avaliação antes de fazer a troca. Os livros serão divididos em quatro categorias, cada uma identificada por uma cor: vermelha (literaturas estrangeira e juvenil), azul (literaturas brasileira, portuguesa e religiosa), verde (biografias, livros sobre autoajuda, culinária, informática, filosofia, matemática, entre outros temas de interesse geral), laranja (literatura infantil e gibis) e lilás (CDs e DVDs). A banca funcionará das 19h às 21h.

A banca não aceitará doações de livros. Quem deseja fazer doação de livros, pode levá-los, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na própria biblioteca municipal, que fica no piso inferior do Open Shopping, localizado na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central. Os livros a serem doados também passam por triagem e avaliação. O sarau terá ainda praça de alimentação.

MENSAL

Neste ano, o sarau passará a ser mensal, realizado por meio de parceria entre governo estadual, Prefeitura de Hortolândia e IFSP (Instituto Federal São Paulo) – Câmpus Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Cultura, o sarau foi um dos projetos contemplados pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) – Incentivo ao Desenvolvimento da Cultura Popular, Tradicional,Urbana, Negra Indígena e Plural.

A Prefeitura de Hortolândia criou o sarau “Aqui Trem Poesia” em 2019, quando foram realizadas duas edições (agosto e outubro). O nome do evento é um trocadilho com a palavra “trem”, em referência à antiga Estação Jacuba, cujo prédio foi restaurado pela Prefeitura, e hoje abriga o Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, onde as duas edições do evento foram realizadas. Também no ano passado, a Prefeitura levou evento para cinco escolas públicas da cidade.