Biblioteca Municipal de Hortolândia realiza mais de 300 trocas de livros

Órgão montou a banca de troca de livros que atraiu 70 pessoas no sábado (15/04)

Quem gosta de ler pôde renovar sua coleção de livros na manhã do sábado (15/04). A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, órgão da Prefeitura de Hortolândia, montou sua tradicional banca de troca de livros. A ação promoveu 315 trocas com a participação de 70 pessoas.

O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, salienta que a ação teve um excelente comparecimento do público. “Tivemos uma resposta muito boa das pessoas que vieram. Foi também uma oportunidade para os leitores conhecerem a biblioteca. É uma atividade que queremos colocar no calendário. Recebemos muitos pedidos para realizar a próxima banca. Além da troca, que é uma atividade sustentável, a interação da comunidade leitora com a biblioteca em eventos assim se fortalece”, destaca Silva.

A ação foi em comemoração ao Mês do Livro. Neste mês, a biblioteca municipal também promove outra ação especial para comemorar a data. Os usuários cadastrados poderão pegar maior quantidade de livros emprestados com maior tempo de devolução.

A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp, cujo número é (19) 98970-7332, ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

COMO FAZER O CADASTRO?

Atualmente, a biblioteca tem mais de 6.000 leitores cadastrados. Para quem ainda não é usuário, o cadastro pode ser feito on-line por meio deste LINK. Quem preferir, também pode fazer o cadastro presencialmente na biblioteca. É necessário foto e cópias da Carteira de Identidade e de um comprovante de endereço.

Menores de idade devem levar a cópia da Carteira de Identidade do pai, mãe ou responsável, e autorização assinada por algum deles. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo).

Inicialmente, o usuário é cadastrado na categoria Leitor Comum. Se ele for um leito assíduo, com o tempo pode subir para as categorias Leitor Vip e Leitor Prime. O acervo da biblioteca tem mais de 17.000 obras, e pode ser consultado por meio deste site

MÊS DO LIVRO

Abril é o “Mês do Livro” em razão de ter datas importantes para a literatura. A primeira, comemorada no dia 02, é a data de nascimento do escritor e poeta dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875), considerado o “Pai da Literatura Infantil”. Em sua homenagem, a data de seu nascimento é também o Dia Internacional do Livro Infantil. Andersen é autor de vários contos conhecidos, como “As roupas novas do imperador”, “A pequena sereia” e “O soldadinho de chumbo”.

Já para a biblioteca municipal uma data especial é o dia 07/04, quando o espaço passou a ser denominado Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, em homenagem à servidora municipal que teve atuação marcante nas áreas de cultura e educação do município.

Outra data literária importante é o Dia Nacional do Livro Infantil (18/04), data de nascimento de Monteiro Lobato (1882-1948), autor da consagrada obra “O Sítio do Picapau Amarelo”. Em abril também é comemorado o Dia Mundial do Livro (23/04), datas de falecimento de William Shakespeare (1564-1616), autor de peças clássicas como “Hamlet” e  “Romeu e Julieta”, e de Miguel de Cervantes (1547-1616), autor da consagrada obra “Dom Quixote” e de nascimento de Vladimir Nabokov (1899-1977), autor do romance “Lolita”.