Prefeitura intensifica limpeza e poda do mato no entorno da lagoa do Jd. Amanda

A sexta-feira (21/02) amanheceu chuvosa, mas, as equipes de limpeza e poda do mato da Prefeitura de Hortolândia continuam  o trabalho ao redor da lagoa do Jardim Amanda. A intensificação do serviço na área de lazer faz parte do pacote de melhorias realizadas pela Administração no local, desde o ano passado.

O entorno da lagoa recebeu, no final do ano passado, iluminação de LED e instalação de banquinhos e mesas. No espelho d'água, foram retiradas as plantas aguapés, que cresceram se alimentando do deascarte irregular de esgoto. A fiscalização contra este crime ambiental continua. Também no espelho d'água, a Prefeitura realiza, principalmente neste período chuvoso, a retirada de sedimentos organicos para evitar enchentes, permitindo maior fluidez da água.

MAIS PODA DO MATO E LIMPEZA

Na quinta-feira (20/02), a poda do mato e a limpeza foram realizadas em ruas, avenidas, áreas verdes e espaços púbicos na região Central, Jardim Nova Europa, Parque Ortolândia, Jardim Nossa Senhora de Fátima e Jardim Estrela.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o trabalho é feito com maior intensidade nesta época do ano, já que com as constantes chuvas, o mato cresce em um ritmo mais acelerado. Também é comum o descarte irregular de lixo e entulho nessas áreas, servindo como foco para o mosquito transmissor da dengue, além de abrigar  animais peçonhentos.

CUIDADO COM A DENGUE

Além da limpeza e da poda do mato realizadas pela Prefeitura em todos os bairros da cidade, a população deve ficar atenta à objetos que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika. Garrafas, baldes e outros recipientes precisam ficar protegidos da água da chuva.

COLABORAÇÃO

A Prefeitura pede a colaboração para a população não descartar irregularmente lixo, entulho e resíduos. A ação é crime ambiental sujeito a multa. Atualmente, os valores variam de R$ 340 a R$ 34.000. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.