Hortolândia fará campanha de vacinação contra Sarampo para crianças e jovens

A Prefeitura de Hortolândia realiza, a partir da próxima segunda-feira (10/02), a Campanha de Vacinação contra Sarampo. O público alvo da ação são crianças e jovens com idade entre 5 e 19 anos. Além da mobilização nacional para prevenção do Sarampo, durante a campanha as unidades de saúde do município farão atualização de outras vacinas, de acordo com cada faixa etária. A ação vai até o dia 13 de março.

Todas as UBSs (Unidades Básicas de saúde) da cidade integram a campanha, com salas de vacina abertas de segunda à sexta-feira. Para garantir a proteção, basta ir à unidade de saúde mais próxima de casa e levar a carteira de vacinação. A campanha será seletiva e os profissionais das salas de vacina avaliarão a necessidade de imunização de cada paciente, de acordo com o histórico de vacinas anotadas.

Tradicionalmente, as campanhas de vacinação têm um Dia D de mobilização. No caso da campanha contra o sarampo, o Dia D será em 15 de fevereiro, com oito unidades de saúde abertas no sábado, das  8h às 17h, para ampliação da cobertura vacinal. Confira abaixo a lista das unidades participantes.

Orientações

De acordo com a Secretaria de Saúde de Hortolândia, as crianças devem ter duas doses da vacina contra Sarampo e um reforço, conforme o Calendário Obrigatório. Já os adultos precisam ter, pelo menos, duas doses da vacina anotadas na Carteira e Vacinação. Qualquer pessoa com idade até 59 anos que não se vacinaram contra o Sarampo, ou não se lembram se já foram imunizadas alguma vez, podem procurar a UBS mais próxima de casa para que a equipe da sala de vacina avalie a necessidade da proteção.

O Sarampo, que estava erradicado no Brasil, foi reintroduzido no território nacional. Desde agosto de 2019, as unidades de saúde de Hortolândia passaram a oferecer vacina contra Sarampo para crianças de seis a 11 meses de idade, por recomendação do Ministério da Saúde. A medida tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e oferecer proteção para as crianças menores de 12 meses,  contribuindo para o controle da doença. Na ação de reforço, a dose extra aplicada de seis a onze meses não terá validade como rotina: as crianças precisam ser vacinadas novamente aos 12 e 15 meses de idade. A Prefeitura também realiza ação de bloqueio após a notificação de suspeitas, mesmo antes da doença ser confirmada ou descartada, com vacinação das pessoas que tiveram contato com o paciente. Neste ano, dois casos da doença são investigados na cidade.

UBSs que abrirão no Dia D (15/02):

•UBS Nova Hortolândia

•UBS Amanda