Hortolândia é escolhida para participar da criação de programa federal de cidades inteligentes

Hortolândia é uma das duas cidades da região escolhidas para participar da criação de um programa federal de cidades inteligentes sustentáveis. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o município receberá, na próxima semana, a visita de um grupo de pesquisadores do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) “Renato Archer”, órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Informações e Comunicações (MCTIC).

O grupo virá ao Paço Municipal “Palácio das Águas”, onde coletará informações junto aos secretários municipais, gestores e técnicos das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Finanças; Planejamento Urbano e Gestão Estratégica; Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação; e Inclusão e Desenvolvimento Social.

De acordo com o CTI, o objetivo é compreender a realidade e conhecer quais são as questões e os desafios enfrentados pelo município. A partir das informações coletadas, os pesquisadores irão elaborar um sistema de avaliação das cidades inteligentes do país. O sistema também fornecerá subsídios para a criação de um programa federal de cidades inteligentes sustentáveis. Ainda de acordo com o CTI, o sistema será disponibilizado posteriormente numa plataforma on line para que os municípios façam sua avaliação. A criação do sistema é uma parceria entre o CTI “Renato Archer” e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), esta também vinculada ao MCTIC.

Um dos motivos para Hortolândia ter sido escolhida, segundo o CTI, é o fato do município fazer parte do projeto ANDUS (Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Sustentável no Brasil), parceria entre a Prefeitura, Governo Federal e a Agência Alemã de Cooperação Técnica Internacional, a GIZ GmbH (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit).

Para o assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Gustavo Belic Cherubina, o fato de Hortolândia ter sido escolhida para receber os pesquisadores do CTI, é um reconhecimento ao trabalho que a Prefeitura tem realizado para estimular o desenvolvimento da cidade, aliando sustentabilidade e novas tecnologias. “A Prefeitura se sente honrada em receber a equipe do CTI “Renato Archer”. Ao ter sido escolhido para participar desse projeto, o município se destaca, em âmbito nacional e internacional, como referência na questão do desenvolvimento com sustentabilidade, mas sem perder de vista os aspectos econômico e social. Hortolândia se afirma, cada vez mais, como uma cidade que enfrenta seus desafios”, destaca Cherubina.

PROJETO ANDUS

De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, a parceria para cooperação técnica internacional pelo Projeto Andus proporcionará transferência tecnológica, capacitação de servidores e ferramentas para a implementação do Plano Diretor em Hortolândia, de modo a tornar Hortolândia cidade modelo de sustentabilidade. A cooperação se dará por um período de um ano. Hortolândia é um dos cinco municípios brasileiros selecionados para participar do projeto. Além de Hortolândia, os demais municípios contemplados na parceria são: Fortaleza e Euzébio, no Ceará; Anápolis, em Goiás; e Tomé Açú, no Pará.

A parceria internacional vem ao encontro das ações do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que tem como objetivo promover o desenvolvimento urbano, social, econômico, ambiental e humano de Hortolândia, de modo sustentável, preparando a cidade para o crescimento urbano dos próximos 30 anos. Por meio do PIC, Hortolândia já iniciou uma série de investimentos para tornar a cidade inteligente, do ponto de vista tecnológico e de sustentabilidade.