Espetáculo de dança “Taru Andé” encerra Mostra de Artes da Cena

Se você ainda não conferiu, esta será sua última oportunidade. A Mostra de Artes da Cena (MAC), realizada pela Prefeitura de Hortolândia, encerra a programação com o espetáculo de dança contemporânea “Taru Andé – Que Tragédia É Essa?”, da Cia. Lunares. As apresentações serão, nesta quinta e sexta-feira (05 e 06/12), às 20h, na Escola de Artes “Augusto Boal”, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda. De acordo com a Secretaria de Cultura, os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada sessão. Nos dias das apresentações, também haverá cerimônia de formatura dos aprendizes do curso profissionalizante de dança.

O título do espetáculo, “Taru Andé”, é uma expressão na língua indígena krenak que significa “o movimento que o céu faz ao encontrar com a Terra” e que causa agonia e aflição. Taru andé é também o nome do ritual, que envolve canto e dança, por meio do qual o povo krenak afirma sua própria identidade diante de um mundo aterrorizado por um futuro sombrio. No ritual, a alegria do encontro e da arte provocam o movimento contrário e mantêm o céu em seu devido lugar. Por meio do espetáculo, a companhia busca encontrar, em meio às tragédias cotidianas, os afetos alegres, o sagrado da natureza e a força humana que garantirá a possibilidade de resistência, de entusiasmo pela existência e de amor por todas as formas de vida. A classificação indicativa é de 12 anos.

A MAC apresenta espetáculos gratuitos de teatro e dança encenados pelos aprendizes das formações culturais (cursos profissionalizantes) de teatro e dança e do curso livre de teatro iniciação, ministrados pela Prefeitura. O evento marca o fim do semestre dos cursos, promovendo interação entre aprendizes, professores e funcionários. De acordo com a Secretaria de Cultura, participam desta edição da MAC cerca de 100 aprendizes.

Programação da Mostra de Artes da Cena (MAC) desta quinta e sexta-feira (05 e 06/12):

“Taru Andé – Que Tragédia É Essa?”:

Grupo: Cia. Lunares

Direção: Cibele Ribeiro

Coreografia: Cia. Lunares

Elenco: Allan Vinícius, Carla Ramos, Juliana Viana, Léo Rodrigues, Triz Oliveira

Sonoplastia: Cibele Ribeiro

Figurinos/Cenário/Adereços: Cia. Lunares