Prefeitura apresenta a moradores do Jd. Novo Horizonte projeto para implantação de vielas sanitárias

A Prefeitura de Hortolândia apresentou, nesta semana, o projeto para a instalação de vielas sanitárias a moradores do Jardim Novo Horizonte. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, participaram aproximadamente 40 proprietários de imóveis. Para que o projeto tenha início, será necessária a autorização dos donos casas. Após a captação das autorizações na região, as intervenções serão realizadas pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) em parceria com a Administração. A instalação das vielas sanitárias permitirá a ligação da rede de esgoto na parte do bairro que ainda não possui o serviço.

"Realizamos esta reunião com os moradores para explicar a importância da ligação correta do esgoto. Aproximadamente 200 residências do bairro poderão realizar a ligação do esgoto após a instalação da viela sanitária. Primeiro, precisamos pegar a autorização dos proprietários das residências. O serviço levará mais saneamento básico e qualidade de vida à população" explica o agente de fiscalização da Secretaria Serviços Urbanos, Claudimir de Oliveira.

Esta é mais uma etapa necessária para o município alcançar a meta de 100% na cobertura de coleta e tratamento de esgoto domiciliar. Hortolândia conta com 96,3% de rede coletora de esgoto.

SISTEMA DE VIELAS

Para realizar a instalação, a tubulação é implantada na parte dos fundos dos imóveis, num trecho onde não pode haver construções de alvenaria. Após a implantação da tubulação o esgoto será direcionado à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

HORTOLÂNDIA RUMO AOS 100%

Os indicadores apontam que Hortolândia está à frente da maioria das cidades brasileiras: conforme dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), a média nacional de atendimento de esgoto é de 50,26%. O município é referência no Brasil em coleta e tratamento de esgoto, segundo o Instituto Trata Brasil.

LUTA HISTÓRICA PELO ESGOTO TRATADO

A luta histórica da população de Hortolândia por esgoto começou na década de 1980 e viu os primeiros resultados a partir de 2005, na primeira gestão do prefeito Angelo Perugini que, em parceria com a Sabesp, fez Hortolândia sair do marco zero de coleta e tratamento de esgoto para 96,3% de cobertura do serviço. Esse resultado contou, principalmente, com a participação popular.

A universalização do esgoto é uma ação que faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), programa que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.