Prefeitura implanta asfalto no trecho em obras na avenida São Francisco de Assis

Com o avanço da obra de duplicação da avenida São Francisco, a Prefeitura de Hortolândia inicia a implantação de asfalto no trecho de cruzamento com a avenida Thereza Ana Cecon Breda, na Vila Real, sentido Parque do Horto. A pavimentação é possível após a remoção de cerca de 20 postes. Com a ampliação da faixa de veículos, os postes que antes estavam na calçada acabaram ficando no meio da nova rua. A CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) transferiu as estruturas para a nova área de calçada. Com a obra de duplicação, a avenida São Francisco recebe investimentos em concretagem de calçadas, implantação de guias e sarjetas e colocação de asfalto num trecho de 1,8 quilômetros. O objetivo é melhorar a circulação de veículos neste local, que é uma das entradas da cidade. A obra na av. São Francisco é realizada com recursos financiados pelo Banco CAF.

Com as obras, a avenida terá, também, troca da iluminação pública, com substituição das lâmpadas de vapor de sódio por luminárias LED. Além disso, um portal de acesso será construído no Parque do Horto, estrutura que funcionará como um posto de monitoramento. O portal, que ficará sobre a avenida, terá painel de informações sobre a cidade, câmeras de OCR (leitura de placas de veículos) e câmeras de monitoramento. Além de dar boas vindas aos moradores e visitantes que acessam a cidade por esta via, o posto será um importante aliado no reforço das ações de segurança implementadas pela Administração Municipal.

As câmeras do tipo OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) já funcionam nas entradas e saídas da cidade. As OCRs identificam rapidamente veículos furtados e roubados, utilizando imagens em tempo real e sistema de georreferenciamento. Os casos são informados às autoridades policiais, que conseguem atuar com mais rapidez na resolução dos problemas. Em breve, o município contará também com câmeras do tipo Dome (360º), capazes de vigiar a cidade 24h. A Prefeitura busca recursos para implantar mais estes equipamentos.

PIC

A duplicação da avenida São Francisco faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), implantado pelo prefeito Angelo Perugini para acelerar o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para a realização destas intervenções, a Prefeitura conta com apoio da iniciativa privada, dos governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.