Peça de teatro sensibiliza alunos para prevenir doenças causadas pelo Aedes aegypti

A arte a favor da cidadania, da educação e da saúde coletiva. Esta é a proposta da peça “Pra Todo Mundo Poder Brincar”, que aborda, de maneira lúdica e interativa, os perigos trazidos pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. A iniciativa da Prefeitura de Hortolândia foi idealizada por profissionais das secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia e de Saúde e visa sensibilizar estudantes de 26 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal.

O musical é encenado pelo grupo local Verônicas. Até o dia 20 de novembro, os artistas farão 50 espetáculos, voltados a salas de 1º ao 5º ano. A primeira a receber a trupe foi a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Salvador Zacharias Pereira Júnior, no Jd. Novo Ângulo, nesta terça-feira (29/10), em quatro sessões, duas pela manhã e duas à tarde. Cada uma delas dura entre meia hora e 40 minutos e reúne até 250 crianças.

“A proposta da peça surgiu nas reuniões do Comitê de Arboviroses, envolvendo profissionais da Educação e da Saúde. Queremos ensinar as crianças de Hortolândia a prevenir a Dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito. Um dos caminhos encontrados foi esta peça, que passa as informações de forma lúdica, por meio da linguagem teatral e musical”, afirma a coordenadora pedagógica responsável pelo projeto, Sonarli Gomes.

Confira o cronograma de apresentação nas escolas municipais:

Emef Salvador Zacharias Pereira Jr – 29/10

Emef Caio Fernando G. Pereira – 31/10