Prefeitura capacita profissionais da Saúde para ampliar prevenção do Sarampo

Mais de 50 profissionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Hortolândia participaram, na manhã desta sexta-feira (13/09), de uma capacitação em Sarampo. Médicos das unidades de saúde e profissionais de enfermagem receberam informações epidemiológicas da doença na cidade, que já tem quatro casos positivos. Além disso, estes profissionais relembraram as orientações sobre diagnóstico e medidas de prevenção. Na próxima segunda-feira (16/09), um novo ciclo de capacitação será realizado para mais profissionais da saúde.

Febre, mal estar, tosse, conjuntivite sem secreção e manchas vermelhas que se espalham do rosto para o restante do corpo são as principais características da doença. Em caso de suspeita de Sarampo, a pessoa deve procurar a unidade de saúde imediatamente e informar a situação logo na recepção, a fim de que este paciente aguarde em ambiente afastado dos demais por causa do alto potencial de transmissão da doença.

Desde agosto, as unidades de saúde de Hortolândia passaram a oferecer vacina contra Sarampo para crianças de seis a 11 meses de idade, por recomendação do Ministério da Saúde. A medida tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e oferecer proteção para as crianças menores de 12 meses,  contribuindo para o controle da doença. Na ação de reforço, a dose extra aplicada de seis a onze meses não terá validade como rotina: as crianças precisam ser vacinadas novamente aos 12 e 15 meses de idade.

Além das crianças, pessoas que não sabem se já foram vacinadas também devem receber a imunização. Crianças, adolescentes e adultos de até 29 anos devem ter duas doses da vacina. Adultos acima de 30 anos e até 59 anos precisam de apenas uma dose da vacina. Vale ressaltar que esta não é uma campanha: cada caso será avaliado pela equipe da Unidade Básica de Saúde, que saberá dizer se a pessoa necessita da imunização.

Neste ano, Hortolândia teve 20 notificações de Sarampo: além dos quatro casos confirmados, há 12 em investigação e 4 foram descartados. Os dois casos mais recentes são de uma criança de seis anos, vacinada, e de um adulto de 26 anos, sem informação sobre vacina. O primeiro caso de Sarampo em Hortolândia, confirmado em julho, é de uma criança de dois anos, que havia sido vacinada. Em agosto, outro caso foi confirmado, de uma criança de 10 meses, não vacinada. Todos se recuperaram bem. A Prefeitura realiza ação de bloqueio após a notificação da suspeita, mesmo antes da doença ser confirmada ou descartada, com vacinação das pessoas que tiveram contato com o paciente.

O Sarampo, que estava erradicado no Brasil, foi reintroduzido no território nacional. Em Hortolândia, há um caso positivo da doença e quatro em investigação. A vacina que protege contra a doença é a Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), distribuída pelo Ministério da Saúde e disponível em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.