Projeto de educação ambiental mostra a estudantes como esgoto é tratado

Como se faz o tratamento do esgoto coletado em Hortolândia? Em busca de respostas para esta questão, estudantes de Ensino Médio e monitores da E.E. (Escola Estadual) Priscila Fernandes da Rocha, no Jardim Amanda, visitaram a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), localizada próximo ao Residencial Jatobá, no Jd. Das Colinas. O grupo foi acompanhado por membros do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura e pelos engenheiros ambientais Marcos Alexandre Cunha e Ivan Leite Martins, responsáveis pelo tratamento de água e esgoto da ETE Hortolândia. A iniciativa contempla as ações do Programa Estadual Município VerdeAzul.

O grupo, formado por 15 alunos e três monitores, teve a oportunidade de verificar as principais etapas do tratamento: a chegada do esgoto bruto à estação, com uma quantidade de sujeiras em forma de partículas que dificultam o tratamento; as diversas etapas de tratamento; e, por fim, após isso, o retorno do material já tratado ao Ribeirão Jacuba, conforme a legislação vigente. A visita aconteceu no último dia 05/09. “Tudo depende da conscientização para que a gente possa melhorar, em termos de qualidade, o aproveitamento de nosso tratamento”, afirma o engenheiro  Ivan Leite Martins.

“Uma das metas prioritárias da Prefeitura é a preservação dos nossos recursos hídricos. A ação proporciona aos adolescentes participantes da visita o conhecimento do local de recepção, processamento e tratamento do esgoto de toda a cidade. Além de contribuir nos conhecimentos, o objetivo é conscientizá-los e sensibilizá-los e também torná-los multiplicadores de informação sobre a importância de a população realizar as ligações de esgoto de forma correta, para que não haja descarte irregular em nossos recursos hídricos. Todos os córregos e todas as nascentes  de Hortolândia são afluentes do Ribeirão Quilombo que, por sua vez, pode vir a se apresentar como alternativa hídrica em situação de escassez para a região das Bacias Hidrográficas do PCJ”, afirma a secretária adjunta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento, interlocutora do Programa Município VerdeAzul em Hortolândia.

UNIVERSALIZAÇÃO DO ESGOTO

De acordo com a Sabesp, atualmente, Hortolândia conta com 96,3% de esgoto coletado e tratado. Em 2022, Hortolândia chegará a 100% de esgoto coletado e tratado. Além disso, a cidade faz parte do grupo de 11 municípios de grande porte da rede de cobertura da Sabesp prestes a bater a meta da universalização. A companhia de saneamento atende mais de 370 cidades no Estado de São Paulo.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, 71.618 residências da cidade recebem água tratada por uma rede de quase 516 quilômetros de extensão. Já a coleta do esgoto é realizada em 67.182 residências e levada para tratamento por uma rede coletora de aproximadamente 346 quilômetros.

PIC

A universalização de esgoto é uma ação que faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal.