Prefeitura fixa calendário para operações Cata-Bagulho e Cata-Galho

Serviços atenderão os bairros das cinco Administrações Regionais da cidade em dias específicos da semana

A Prefeitura de Hortolândia implantou um calendário fixo para a realização das operações Cata-Galho e Cata-Bagulho. Assim como a coleta de lixo, agora, os moradores contarão com dias específicos da semana para a Secretaria de Serviços Urbanos recolher, na porta das residências, materiais orgânicos como galhos, folhas e grama; e materiais sem utilidade pela população.

As segundas, terças e quartas-feiras, será realizada a Operação Cata-Galho, quando os moradores poderão deixar nas calçadas materiais orgânicos (galhos, folhas e grama) para serem retirados. Já às quintas e sextas-feiras, o trabalho continua com a Operação Cata-Bagulho, que realizará a retirada de sofás, madeiras, móveis e outros materiais sem utilidade para a população.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o trabalho acontecerá das 9h às 15h, nos bairros de cobertura das Administrações Regionais Central, Nova Hortolândia, Jardim Amanda, Rosolen e Nova Europa. Um carro de som passará nos bairros avisando os moradores sobre o novo cronograma de serviços da Administração que, até então, era realizado, periodicamente. Agora, o morador também pode optar por solicitar a retirada dos materiais, por meio do telefone (19) 38979800.

Os materiais retirados das calçadas dos moradores serão levados para os PEV's (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e Recicláveis), localizados próximos de cada região onde o serviço foi realizado. Não serão retirados entulhos das calçadas.

"Com este trabalho, agora realizado com cronograma certo e nas datas corretas, esperamos evitar o descarte irregular e manter a cidade mais limpa e saudável. Um local com higiene, afasta o risco de animas peçonhentos e transmissão de doenças. Pedimos a colaboração para os moradores realizarem o descarte no dia correto para que as equipes possam realizar a coleta. Também pedimos a colaboração para não descartar lixo e entulho irregularmente", explica o secretário de Serviços Urbanos, Francisco Raimundo da Silva.

COLABORAÇÃO

O descarte irregular de lixo, entulho e resíduos é crime ambiental sujeito a multa, em Hortolândia. Atualmente, os valores variam de R$ 340 a R$ 34.000. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde, Mutirão de Limpeza e Zeladoria, que atende pelo número 99976.1840. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo. Em caso de dúvida, é possível ligar para o telefone da Fiscalização Ambiental: 3845-1149.