Prefeitura construirá Parque Socioambiental no Jd. Novo Ângulo

Área terá quadras esportivas, parquinho, academia ao ar livre, além de projeto diferenciado de paisagismo

Uma nova obra ambiental, que será realizada pela Prefeitura de Hortolândia, vai ampliar a área verde da cidade, aliando paisagismo e lazer para proveito da população. Desta vez, a região beneficiada é a do Jd. Novo Ângulo. A Administração Municipal publicou, nesta quinta-feira (15/08), a licitação para contratar empresa responsável pela obra do Parque Socioambiental Novo Ângulo, área de lazer que ficará localizada ao lado da UBS (Unidade Básica de Saúde) Novo Ângulo, entre a rua Edézio Vieira de Moraes  (Jardim Novo Ângulo) e rua Lorena (Jd. Nova América), onde hoje existe uma área desocupada. A licitação encerra no próximo mês, quando iniciam os trâmites para contratação da empresa vencedora. A previsão é que as obras comecem ainda neste ano.

De acordo com o projeto de obras, o parque terá mais de 16 mil metros quadrados de ampla área verde, ciclovia no entorno e pista de caminhada. O parque terá, ainda, quadra poliesportiva que a população poderá aproveitar para a prática de diversas modalidades. Uma área multiuso possibilitará que o parque seja usado, também, para realização de feiras e eventos ao ar livre. Haverá, ainda, bicicletário, parquinho para as crianças, academia ao ar livre, espaços de convívio com bancos e estacionamento ao redor.

O paisagismo do novo parque é um diferencial. O projeto prevê a construção de uma fonte interativa de piso, que vai jorrar água para, nos dias de verão, refrescar as crianças. Uma alameda de flores embelezará o espaço que terá, também, um muro com arte em grafite. “O intuito é trazer um novo conceito de paisagem urbana para o município. Este novo parque atenderá a população da região do Jd. Novo Ângulo e de toda a cidade, sem que as pessoas precisem se deslocar para outras cidades para ter acesso a espaços públicos de qualidade”, destacou a arquiteta e urbanista da Prefeitura, Bárbara Lopes.

A obra do parque Novo Ângulo faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), programa que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As obras são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

Corredor ecológico

O PIC prevê cinco novos parques lineares, que vão compor o corredor ecológico na cidade, desde o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, contornando a cidade pelo Jd. Novo Ângulo. Jd. Carmem Cristina, região central, Parque Gabriel, Jd. Santa Fé, Jd. Santa Clara, até a lagoa que fica atrás da EMS, no residencial Maria de Lourdes. A ação proporcionará a recuperação de nascentes e matas ciliares, além de garantir novos espaços de lazer à população, com ciclovia e pista de caminhada contínuas, de cerca de 10 km, unindo todas estas áreas.