Campanha “Natal Solidário” beneficia mais de 1,4 mil crianças carentes em 2018

Mobilização encerrou-se nesta segunda-feira (17/12), com celebração em creche no bairro Chácara do Coelho

A solidariedade fez a diferença em 2018. A campanha Natal Solidário, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, junto à comunidade, ajudou a tornar mais feliz o Natal de 1.425 crianças carentes, com idades entre um e 12 anos, atendidas em 14 instituições parceiras da Administração Municipal, cadastradas junto ao Banco de Alimentos, órgão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. A mobilização, inicialmente prevista para acabar no último dia 10, se encerrou oficialmente na noite desta segunda-feira (17/12), com a festa de doação de brinquedos a 85 crianças da Creche Nova Aliança, no bairro Chácara do Coelho. Com o auxílio do Funsol (Fundo Social de Solidariedade), a entidade foi apadrinhada pelo Sport Clube Hortolândia de Futsal. Na festa, com bolo e suco, os pequenos ganharam brinquedos e também roupas novas.

Durante a campanha, entre os meses de outubro e dezembro deste ano, o Funsol instalou 10 pontos de coleta, sete fixos e três temporários (fechados em empresas) em diversos locais da cidade – o Paço Municipal, a sede do próprio Funsol e em estabelecimentos comerciais. Para incrementar as doações, além de sensibilizar pessoas físicas, o órgão buscou a adesão de empresas locais que apadrinhassem as entidades. À medida que as cotas eram fechadas, as festas para entrega de presentes iam acontecendo. A primeira, no dia 23/11, foi para crianças da instituição social ASA Santa Fé, apadrinhadas por aprendizes do curso de Auxiliar de Escritório, promovido pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Para a presidente do Funsol Hortolândia, Leila Dobelin, a campanha deste ano superou as expectativas. “Conseguimos levar amor e solidariedade, despertar estes sentimentos em muitas pessoas. Embora pequena, a equipe do Funsol conseguiu mobilizar e contar com o apoio do PAT (Posto de Amparo ao Trabalhador), do HORTOFÁCIL, onde estamos, e muitas empresas e moradores da cidade. Com isso, proporcionamos um sorriso no rosto das nossas crianças atendidas pelas entidades assistenciais”, avalia.