Fundo Social de Hortolândia forma turmas em quatro cursos

Até junho deste ano, 33 turmas se formaram nos cursos ofertados pela Prefeitura

O Fundo Social de Solidariedade, órgão da Prefeitura vinculado à Secretaria de Governo, realizou, nesta terça-feira (11/06), a formatura de 41 alunos dos cursos de Assistente de RH, Artesanato, “Decomplique!” e Designer de Sobrancelhas. As capacitações profissionalizantes foram ofertadas em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Programa Viva Mais, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Studio Renato Candido. A solenidade de entrega dos certificados reuniu familiares, formandos e autoridades municipais no Centro de Formação Paulo Freire, no Remanso Campineiro.

Presente na cerimônia de entrega dos certificados, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Hortolândia, Maria dos Anjos, exaltou a participação dos alunos. “Nós, do Fundo Social, nos sentimos muito realizados por estimular esses alunos a enxergarem a capacidade de cada um, por transmitir a mensagem de que é possível aprender e evoluir um pouco mais a cada dia. Estes certificados vão fazer a diferença na vida desses alunos, que se empenharam em concluir os cursos”, declarou Maria dos Anjos, após receber de uma das formandas um porta-objetos confeccionado durante o curso de artesanato.

A secretária de Governo, Drª Ieda Manzano de Oliveira, acredita que o desenvolvimento econômico de Hortolândia justifica a oferta de cursos profissionalizantes. “Ninguém pode tirar de nós o conhecimento que adquirimos. O aprendizado expande nossa mente e nos abre caminhos. Hortolândia é uma cidade jovem que está em constante crescimento e desenvolvimento. Estes cursos do Fundo Social buscam preparar nossos moradores para que ocupem as potenciais vagas de emprego que surgirão”, avalia Drª Ieda Manzano.

A oferta de cursos profissionalizantes gratuitos à população atende a uma das missões do Fundo Social de Hortolândia, que é estimular a autonomia e geração de renda para famílias socioeconomicamente vulneráveis. Com a oferta dos cursos gratuitos, o Fundo Social busca favorecer a recolocação de pessoas no mercado de trabalho e ajudar jovens que estão em busca do primeiro emprego, como é o caso da moradora do Jd. Amanda II, Danielle Lopes.

“Eu sempre gostei de maquiagem, desde os meus 14 anos, então me empolguei bastante quando soube do curso de Design de Sobrancelhas. O curso me capacitou, então pretendo iniciar nesta área, se possível”, revela Danielle.

Os cursos profissionalizantes ofertados pelo Fundo Social também são procurados por pessoas que buscam uma recolocação no mercado formal de trabalho, como a formanda do curso de Assistente de RH, Elaine Cristina Paiva Medeiro. “Eu estou fora do mercado de trabalho há 20 anos. Eu me casei, criei meus filhos e trabalhei como vendedora autônoma por anos. Agora que meus filhos cresceram, tenho condições de voltar ao mercado de trabalho. Para isso, identifiquei a necessidade de melhorar meu currículo”, comenta Elaine, ao revelar que já se matriculou em outro curso do Fundo Social na área de assistente administrativo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Dimas Corrêa Pádua, destaca o compromisso da Administração Pública na oferta de cursos gratuitos à população. “A Secretaria de Desenvolvimento Econômico foi criada sob três pilares fundamentais, que são renda, trabalho e capacitação profissionalizante. Esta formatura celebra um desses pilares e nos enche de alegria por ver o esforço desses alunos. A Prefeitura de Hortolândia, na figura do Prefeito Zezé Gomes, não mede esforços para preparar as pessoas para o mercado de trabalho, seja estimulando o empreendedorismo, associações e cooperativas ou ofertando capacitações nas áreas de tecnologia, inovação e serviços”, afirma Pádua, ao projetar maior demanda por profissionais qualificados devido ao crescimento do setor de serviços no PIB (Produto Interno Bruto) municipal.