Pacientes com HIV tem acompanhamento especial no Amdah

Ambulatório Municipal de Aids oferece atendimento com infectologista, acompanhamento psicológico e medicamentos

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza atendimento especializado de pacientes diagnosticados com HIV. Na última semana, dois novos casos foram registrados na cidade, durante a campanha Fique Sabendo, com a divulgação mais ampla da oferta de testes rápidos em todas as unidades de saúde. A unidade de referência para acolher estes pacientes e acompanhar o tratamento é o Amdah (Ambulatório Municipal de DST/Aids de Hortolândia). O atendimento no local é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O endereço é rua Ernesto Bergamasco, 262, na Vila Real.

De acordo com a coordenadora do Amdah, Sandra Duarte, atualmente 325 pacientes com HIV realizam tratamento na unidade, sendo que destes, 20 têm Aids, ou seja, desenvolveram alguma doença por causa do HIV. Dos pacientes diagnosticados na última semana, um deles já iniciou o acompanhamento no Amdah. “O primeiro atendimento é um acolhimento, onde explicamos para ele como será o tratamento e solicitamos diversos exames, como o que detecta Hepatites e Sífilis, Doença de Chagas, além de hemograma e exames específicos para HIV positivo”, explica Sandra.

O resultado dos exames fica pronto em 10 dias e o paciente é consultado por um infectologista, que receita o antiretroviral para o tratamento contínuo, medicamento que é retirado no próprio Amdah. O paciente também inicia acompanhamento psicológico, com consultas semanais. Além disso, uma assistente social passa a acompanhar o paciente e a família. “Aqui nós acompanhamos o paciente de perto. Se ele não vier buscar medicamentos ou faltar em alguma consulta, nós vamos atrás dele: telefonamos e, se for preciso, vamos até o endereço saber o que aconteceu. É muito importante que o tratamento seja continuado para evitar aumento da carga viral e queda da imunidade, o que pode causar doenças oportunistas”, destacou a coordenadora do Amdah.

O vírus HIV é causador da Aids, doença caracterizada por infecções oportunistas que afetam a saúde da pessoa infectada, que apresenta baixa imunidade. “Oferecemos todo suporte e tratamento gratuito. Por isso, é importante que as pessoas realizem o teste rápido pelo menos uma vez por ano, pois só assim é possível iniciar o tratamento o quanto antes”, enfatiza.

Quem não conseguiu fazer o teste durante a Campanha Fique Sabendo, pode procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, pois há oferta da testagem em qualquer época do ano.

Fique Sabendo

A campanha Fique Sabendo foi realizada entre os dias 01 e 07 deste mês, com a divulgação ampla da oferta de testes rápidos para HIV, Hepatites B e C e Sífilis em todas as unidades de saúde. Neste período foram realizados mais de 500 testes para cada doença. “A prevenção é fundamental e, em caso de dúvida, a população deve procurar um serviço de saúde e realizar o teste rápido”, disse a secretária de saúde, Odete Carmem Giladi.

No teste rápido, o profissional de saúde colhe uma pequena amostra de sangue da pessoa, através de uma picada na ponta do dedo. Em contato com produto reagente é possível saber, em menos de 10 minutos, se a pessoa está infectada com o vírus HIV. Os testes têm sigilo garantido. Caso o resultado seja positivo, a pessoa é encaminhada para atendimento imediato no Amdah.