Simpósio celebra Dia Internacional dos Direitos Humanos em Hortolândia

Evento da Prefeitura, aberto à comunidade e a servidores, será segunda-feira (10/12), às 8h30 na Câmara Municipal de Hortolândia, no Parque Gabriel

Para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Prefeitura de Hortolândia promove, nesta segunda-feira (10/12), das 8h30 às 11h30, o “Simpósio de Direitos Humanos”. Aberto à comunidade, o evento será no plenário da CMH (Câmara Municipal de Hortolândia), localizada na Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, no Parque Gabriel. A iniciativa é da Secretaria de Governo, por meio do Departamento de Diretos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com a Escola de Gestão da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal.

Após a fala das autoridades, haverá palestra com a Prof.a. Dr.a. Néri de Barros Almeida, coordenadora do Observatório de Direitos Humanos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e professora do IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas). Em seguida, o diretor de Departamento e presidente do CMPIR (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial), Amarantino Jesus de Oliveira, o Tino Sampaio, apresentará o Departamento de Diretos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres e os presentes poderão participar de debate.

Munícipes e visitantes não precisam fazer inscrição, apenas servidores municipais. O gerente da Escola de Gestão, órgão da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal, Carlos Maldonado, orienta que servidores interessados em participar do simpósio enviem e-mail até às 17h desta sexta-feira (07/12) para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Dúvidas podem ser esclarecidas pelos ramais: 6953 e 6947.

O simpósio faz parte da agenda dos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”, que integra o evento “Direitos Humanos em Debate”, realizado entre os dias 05/11 e 10/12 pela Secretaria de Governo, por meio do Departamento de Diretos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres.

16 dias de ativismo

Entre os dias 25 deste mês e 10 de dezembro, ações buscarão sensibilizar a população no sentido de perceber e enfrentar as diversas modalidades de agressão à figura feminina. É a agenda dos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”. A data, instituída em 1991, é celebrada mundialmente desde 2003, atualmente em mais de 100 países. Confira a programação completa no seguinte link: http://www2.hortolandia.sp.gov.br/images/banners/programacao_direitoshumanos.pdf

Segundo Tino Sampaio, no Brasil a campanha ganha cinco dias a mais, uma vez que a contagem começa a ser feita no dia 20 de novembro. “Queremos tirar o tema do campo da normalidade. Discutir a situação da violência de maneira ampla. Despertar os homens e sensibilizá-los de que alguns atos habituais podem ser de violência, seja verbal, financeira, de cerceamento de liberdade ou de igualdade de condições. Queremos causar estranhamento para promover a reflexão, uma consciência reflexiva”, comenta Sampaio.

A programação do “Direitos Humanos em Debate” se encerra no dia 10 de dezembro, com um simpósio que marca o “Dia Internacional dos Direitos Humanos”.