Capacitação prepara profissionais para Campanha Fique Sabendo

Unidades de saúde e Amdah oferecem teste rápido contra HIV, Hepatites B e C e Sífilis; testagem será reforçada em dezembro, durante campanha

Profissionais da Prefeitura de Hortolândia se preparam para a campanha Fique Sabendo de testagem contra HIV, que será realizada na primeira semana de dezembro. Nesta sexta-feira (09/11), 48 servidores da Secretaria de Saúde, entre eles enfermeiros e técnicos de enfermagem, fizeram uma capacitação em teste rápido. Durante a formação, estes profissionais receberam orientações sobre testagem de HIV, Hepatites B e C e Sífilis. O objetivo é aumentar o número de profissionais capacitados a realizar o teste, uma vez que todas as unidades de saúde oferecem o exame, mesmo fora do período da campanha Fique Sabendo.

Além das unidades de saúde, o Amdah (Ambulatório Municipal de DST/Aids de Hortolândia), realiza os testes gratuitos de DSTs, faz acompanhamento e oferece tratamento aos pacientes diagnosticados. Atualmente, a unidade de referência acompanha 308 pacientes com HIV, 66 pacientes com Hepatite B, 118 pacientes com Hepatite C. Além disso, neste ano, 317 novos casos de Sífilis foram diagnosticados.

A Campanha Fique Sabendo acontece, todos os anos, na primeira semana de dezembro, em lembrança ao dia Dia Internacional de Luta Contra a Aids (01/12). Neste período, a Prefeitura realiza uma grande mobilização em todas as unidades de saúde,para incentivar a população a realizar o teste rápido de HIV e das outras doenças.

O vírus HIV é causador da Aids, doença caracterizada por infecções oportunistas que afetam a saúde da pessoa infectada, que apresenta baixa imunidade. O diagnóstico precoce auxilia no controle do vírus por meio de acompanhamento médico e uso de medicamentos. No teste rápido, o profissional de saúde colhe uma pequena amostra de sangue da pessoa, através de uma picada na ponta do dedo. Em contato com produto reagente é possível saber, em menos de 10 minutos, se a pessoa está infectada com o vírus HIV. Os testes têm sigilo garantido.

Caso o resultado seja positivo, a pessoa é encaminhada para atendimento no Amdah, onde uma equipe multidisciplinar composta por infectologista, psicólogo e outros profissionais, que farão acompanhamento do paciente. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O endereço é rua Ernesto Bergamasco, 262, na Vila Real.