PIC prevê revitalização de calçada de rua do comércio no Jd. Rosolen

Programa conta com mais de 100 obras que vão modernizar a cidade, com qualidade de vida, inclusão social, geração de emprego e renda

O Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia ficou lotado, na noite desta terça-feira (30/10), durante a apresentação do o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que prevê investimentos de cerca R$ 400 milhões para promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O prefeito Angelo Perugini conduziu a apresentação, comentando as principais obras de mais de 100 intervenções que vão modernizar a cidade, com qualidade de vida para a população, geração de emprego e renda. O destaque foi a revitalização do calçamento da avenida Antônio Fernandes Leite, rua comercial do Jd. Rosolen, projeto que já está em elaboração.

Para colocar o PIC em prática, a Prefeitura viabilizou, desde 2017, recursos financeiros do banco CAF e dos governos federal e estadual. O plano de ação leva em conta as principais necessidades apontadas pela própria população em todas as áreas do serviço público municipal.

O projeto de recuperação de calçamento prevê obras em toda a extensão da avenida Antônio Fernandes Leite, onde haverá implantação de piso podotátil, que contém relevo indicador de direção para pessoas com deficiência visual. Em breve, a Administração Municipal fará contato com os comerciantes deste centro comercial, definindo o cronograma das obras que garantirão mais conforto aos consumidores e à população daquela região. A previsão é que o serviço seja executado no início do próximo ano.

Outra importante intervenção na região do Jd. Rosolen, prevista no PIC, é a pavimentação de um trecho da rua Sebastião Lázaro da Silva, no trecho do Jd. Adelaide, e a construção de um viaduto na rua Guido Rosolen, até a rua Waldiva Fernandes Duarte da Silva, marginal da SP-101, no Jd. Sumarezinho.

“Este viaduto será construído pela mesma empresa que faz as obras do Corredor Metropolitano. Vamos criar mais acessos à região do Jd. Rosolen e uma nova entrada à cidade, para que o trânsito possa fluir melhor”, ressaltou Perugini.

Uma das pessoas que acompanhou a apresentação do PIC é o músico Alberto Dias, de 36 anos, morador de Campinas, que trabalha em Hortolândia. Ele conta que vive sua vida social em Hortolândia, para onde vem diariamente para ensaios de música e outras atividades. “Utilizo os principais acessos viários à Hortolândia praticamente todos os dias e sempre há alguma dificuldade relacionada ao trânsito. Por isso, acho importante as obras viárias. Considero que a obra do trevo da EMS também é muito importante para evitar os congestionamentos”, disse.

Entre as principais intervenções do PIC, o maior volume está em mobilidade urbana. Serão construídas novas ruas, pontes, viadutos e acessos viários, além da realização de obras de asfalto, recapeamento, sinalização e drenagem. Dados da Secretaria de Obras indicam que serão realizadas intervenções viárias em cerca de 63 mil metros de vias, ação que proporcionará novas ligações entre bairros, ampliação e prolongamento de ruas já existentes e abertura de novos caminhos.

Investimento em todas as áreas

Na área da Saúde, a reforma e ampliação do Hospital é um dos principais investimentos, pois garantirá uma unidade de saúde moderna e mais qualidade no serviço prestado à população. Há recursos garantidos, ainda, para ampliação das equipes de saúde da família, implantação de farmácias em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde), e a entrega de mais uma unidade de saúde no Parque das Figueiras para atendimento de moradores da região do Jd. São Sebastião.

Na Educação, a ampliação de escolas possibilitará a criação de 800 novas vagas em creches. Além disso, o Programa de Educação Integral será ampliado para as 28 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) do município, atendendo mais de 6.400 crianças com atividades no contraturno das aulas. O município ainda investe em merenda, garantindo alimentação de qualidade aos alunos, com arroz, feijão, carne, legumes, frutas e suco, todos os dias. A Prefeitura também articula junto ao Governo do Estado a implantação de uma Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) na cidade, e garante por meio do Cursinho Popular, a preparação de jovens e adultos para vestibulares e para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Outra área que recebe investimentos do PIC é a de proteção ambiental. O município tem projetos para 11 intervenções, que vão ampliar a área verde em 417 mil metros quadrados, o equivalente a 1,88 metros quadrados por habitante. Estão previstos cinco novos parques lineares, que vão criar um corredor ecológico na cidade, desde o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, contornando a cidade pelo Jd. Novo Ângulo. Jd. Carmem Cristina, região central, Parque Gabriel, Jd. Santa Fé, Jd. Santa Clara, até a lagoa que fica atrás da EMS, no residencial Maria de Lourdes. A ação proporcionará a recuperação de nascentes e matas ciliares, além de garantir novos espaços de lazer à população, com uma ciclovia e pista de caminhada contínuas, de cerca de 10 km, unindo todas estas áreas.

A iluminação pública e a segurança também terão investimentos, como a troca de lâmpadas de 22 mil pontos de iluminação pública por luminárias LED, que garantem maior luminosidade e asseguram ambientes menos vulneráveis à criminalidade. O município também ampliará o sistema de videomonitoramento e a rede de dados em fibra ótica. Há também projetos nas áreas esportiva e cultural, de desenvolvimento urbano e econômico, de habitação e de inclusão social.