Hortolândia vacina mais de 95% das crianças contra Pólio e Sarampo

Vacina conta Pólio atingiu 96,16% de cobertura; Sarampo ficou em 95,85%

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite (Paralisia Infantil) e Sarampo terminou, na sexta-feira (14/09). Em Hortolândia, a Prefeitura atingiu a meta do Ministério da Saúde, que previa a imunização de, pelo menos, 95% das crianças com idade entre um e quatro anos. A cobertura para Pólio ficou em 96,16% da cidade, com 10.789 doses aplicadas. Para Sarampo, a cobertura vacinal foi de 95,85%, com 10.754 doses aplicadas. A partir de agora, as vacinas estarão disponíveis para imunização das crianças de acordo com as regras do Calendário Básico de Vacinação.

Conforme explica o diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Antônio Roberto Stivalli, a vacina contra Sarampo também está disponível para adultos. “A pessoa adulta de até 29 anos precisa ter duas doses contra Sarampo anotadas na carteira de vacinação. Já a pessoa com idade entre 29 e 59 anos, precisa ter uma dose. Quem tiver menos do que isso, deve ir até qualquer unidade de saúde e se vacinar para ficar protegido”, disse o diretor. Já no caso das crianças, a vacina contra sarampo é oferecida no “pacote” de proteção da tríplice viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola), com 12 meses, e na tetra viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola, Catapora), com 15 meses.

Para a vacina contra Pólio, a campanha utilizou a dose em gotinha. Na rotina, a vacina é a injetável: a imunização começa aos 2 meses de idade, e se repete com 4 e 6 meses. A criança recebe um reforço com 15 meses e aos 4 anos, desta vez, com a gotinha.

“Agradeço a participação de todos os servidores da saúde, que estiveram empenhados nesta Campanha. Agora, é importante que a população fique sempre atenta sobre as datas previstas no Calendário Básico de Vacinação para que nenhuma imunização seja esquecida”, destacou a secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi.