Após vacinação pediátrica nas escolas, Prefeitura retoma aulas presenciais na rede municipal de ensino

Ano letivo iniciou, nesta segunda-feira (21/02), com mais de 14 mil crianças de cinco a 11 anos vacinadas em Hortolândia, de janeiro até agora

Após a ação “Turminha Sabida”, realizada pela Prefeitura de Hortolândia em 23 escolas municipais para agilizar a vacinação pediátrica na cidade, começou, nesta segunda-feira (21/02), o ano letivo, com aulas presenciais, para estudantes da rede municipal de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Estudantes jovens e adultos matriculados na EJA (Educação de Jovens e Adultos), previamente vacinados contra o Coronavírus, já haviam iniciado o ano letivo desde o dia sete de fevereiro.

O ano escolar recomeçou com afeto e boas expectativas. Cada unidade se preparou para o reencontro com mensagens de boas-vindas e carinho, após o período estendido de férias escolares. “Nossa escola é mais alegre quando você está aqui!”, “Oba! Você voltou”, estampavam letreiros e cartazes afixados nas escolas.

Desde cedo, o barulho na porta das escolas registrava não só o ir e vir de crianças e familiares, mas a alegria pelo reencontro, mesmo sem abraços entre amigos saudosos. Afinal, nesta etapa da pandemia ainda é essencial manter os protocolos sanitários do uso de máscara individual cobrindo boca e nariz, da medição de temperatura, da higienização de mãos e do distanciamento social.

Na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profa. Lílian Cristiane Martins de Araújo, no Jd. Estefânia, a estudante Júlia Araújo Ribeiro, do 5º ano, aproveitou os últimos dias de férias para estar com a família e se divertir, pois já estava vacinada. Porém, não via a hora de rever os amigos, o ambiente escolar, os professores. “Ela estava ansiosíssima por esta volta, após quase o ano todo em casa, pois no ano passado só voltaram em outubro, ficando dois meses lá. Ela acha que dentro de casa não aprende o suficiente. A aula presencial é muito importante. Eu tenho uma grande esperança que as crianças voltem com garra para estudar. Sabemos que a pandemia não acabou, mas com esse retorno com muito cuidado, com todas as precauções possíveis, temos muita esperança que as crianças possam voltar a ter aquele estudo, aquela dedicação e tempo para retomar a matéria do ano passado, o que não foi aprendido o suficiente em casa”, afirma Maria de Lourdes Araújo Ribeiro, mãe de Júlia e moradora do Jd. Minda.

Vacinação nas escolas

Durante duas semanas de fevereiro, a força-tarefa que reuniu profissionais da Saúde e da Educação em ações itinerantes nas escolas conseguiu aplicar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em 6.455 crianças entre cinco e 11 anos de idade, a maioria delas estudantes municipais. No entanto, neste período, também foram beneficiados alunos da rede privada. Segundo a Secretaria de Saúde, de janeiro até agora, 14.159 crianças até 11 anos já receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19, considerando a ação nas escolas e também nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que continuam aplicando a vacina pediátrica, mediante agendamento.

“Tivemos esse período de força tarefa com a Secretaria de Saúde na campanha de vacinação da ‘Turminha Sabida’ que foi essencial para garantir a segurança de todas as crianças e comunidade escolar. Retomamos então, com profissionais vacinados e agora nossos alunos, prontos para mais um ano de muito aprendizado”, ressalta o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

Comprovante de vacinação

A partir de abril deste ano, os responsáveis pelos alunos matriculados na rede pública municipal de ensino deverão apresentar à escola documentos comprobatórios da vacinação completa contra a COVID-19, o atestado de vacinação que pode ser emitido na Unidade Básica de Saúde da região ou atestado médico que evidencie a contra-indicação à vacina contra o Coronavírus. A falta de apresentação do comprovante de vacinação não impossibilitará que o aluno frequente a escola ou realize matrícula ou rematrícula. No entanto, familiares ou responsáveis terão um prazo máximo de 60 dias para informar à escola sobre isso, sob a pena de comunicação ao Conselho Tutelar, ao Ministério Público e às autoridades sanitárias, para as providências cabíveis. A medida foi publicada na edição 1442 do Diário Oficial Eletrônico do Município, na tarde da sexta-feira (11/02), e pode ser consultada neste link: https://publicacoesmunicipais.com.br:8443/api/acts/hortolandia/1441