Parque Lago da Fé é inaugurado e põe fim nas enchentes em Hortolândia

Prefeitura planeja segunda etapa de obras, com implantação de equipamentos de lazer, iluminação e ponte para veículos

A nova área de lazer do município, o Parque Socioambiental Lago da Fé, inaugurado no Jd. Nova Alvorada pela Prefeitura de Hortolândia, na sexta-feira (07/09), feriado da Independência do Brasil, coroa um pacote de obras planejado pelo governo do prefeito Angelo Perugini, desde 2005, com o objetivo principal de acabar com as enchentes na cidade. As duas lagoas construídas no local têm, juntas, capacidade de armazenar 689.501 metros cúbicos de água, além de auxiliarem a reduzir a velocidade da enxurrada que segue do Córrego Santa Clara ao Ribeirão Jacuba. As enchentes que atingiam Hortolândia, historicamente, ficaram no passado de forma definitiva. Mais de 4 mil pessoas participaram do evento de inauguração (veja texto abaixo).

Há uma segunda fase de obras, prevista para iniciar no próximo ano, que complementará a etapa já entregue com equipamentos de lazer, ciclovia, quadras esportivas, iluminação em LED e uma travessia para veículos. A Prefeitura pretende, com isso, criar um corredor ecológico na cidade, um cinturão verde unindo as áreas de lazer desde a região do Jardim Santa Clara, passando pelo Centro, até o Jardim Sumarezinho. Muito mais do que evitar as enchentes, os parques já entregues e aqueles que serão implantados garantirão mais desenvolvimento para a cidade e qualidade de vida à população.

Com 180 mil metros quadrados de área, o Parque Lago da Fé é um parque vivo, que se desenvolverá ao longo do tempo, com intervenção da Administração Municipal e da própria população. “O Lago da Fé é patrimônio do povo. Isso é muito mais que uma obra, é a realização de um sonho. O nome ‘Fé’ já demonstra como tudo isso começou. É uma homenagem àqueles que acreditam no desenvolvimento da nossa cidade. Somos uma sociedade que tem esperança, sonhos e fé”, afirmou Perugini, durante a inauguração. “O corredor ecológico será um meio de integração da nossa cidade, cortada por rodovias e uma ferrovia. Nós olhamos para as dificuldades que surgem e acreditamos, sonhamos e não medimos esforços. Por isso, iniciamos um novo período nesta cidade, longe das enchentes, num novo momento, investindo em mais desenvolvimento, qualidade de vida e integração”, declarou o prefeito.

De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, o Corredor Ecológico de Hortolândia vai unir, no futuro, a área do Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental), no Jardim Santa Clara; o córrego Santa Clara, na região do Jardim Santa Fé; o Parque Lago da Fé, no Jardim Nova Alvorada; a segunda etapa do Parque Lago da Fé, na região Central; o Parque Chico Mendes, no Parque Ortolândia; o Parque Renato Dobelin, no Remanso Campineiro; o Parque Socioambiental Remanso das Águas, na região do Jardim Carmem Cristina; além de um futuro parque socioambiental, denominado Parque Jacuba, que será implantado na área sob a Ponte Estaiada, no Jardim Carmem Cristina, até a área de preservação permanente que fica entre o Condomínio Green Park e o Jardim Sumarezinho.

“Hortolândia terá um grande parque linear, que deve ser concluído até 2020. São áreas que se complementam e fazem parte de um projeto amplo, pensado e planejado com muitos estudos”, afirma o secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Prataviera Junior. O projeto previa como obras principais a criação de piscinões para contenção de enchentes, além da canalização de parte do Ribeirão Jacuba, obras já executadas. “A entrega do Parque Lago da Fé fecha este pacote, para que nunca mais haja enchentes na nossa cidade”, reforça Prataviera Junior.

“Os próximos projetos que serão executados são para atender a demanda de crescimento da cidade pelos próximos 30 anos, com lazer e espaços de convivência e preservação ambiental. No primeiro mandato, Perugini pensou a cidade pelos próximos 20 anos: este prazo está chegando e o prefeito executou este projeto. Agora, vamos além”, destacou o secretário de Governo, Carlos Augusto César. “Vamos construir a ponte de ligação do Jd. Novo Cambuí ao Parque Gabriel, passando sobre o Parque Lago da Fé, mas também temos responsabilidade com outras áreas, como a Saúde e a Educação”, completou o secretário.

Inauguração reúne 4 mil pessoas

A festa de inauguração do Parque Lago da Fé reuniu mais de 4 mil pessoas, ao longo de todo o dia, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Segurança. O evento contou com cerimônia de hasteamento da Bandeira e execução dos hinos Nacional e Municipal, além de desfile cívico, em comemoração à Independência do Brasil. Após o descerramento da placa inaugural do Parque, a população participou de aula de zumba e conferiu atrações no palco principal, como apresentação da Banda Municipal, da Orquestra de Violeiros, e dos artistas Carol Silva, Van Mazzer & Rafael, e Andreza Lemes. As crianças aproveitaram para se divertir em brinquedos infláveis.

Havia, ainda, tendas com prestação de serviços públicos, como PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), Banco do Povo, Casa do Empreendedor, SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) e orientações de saúde sobre zoonoses, arboviroses, animais peçonhentos, DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e Aids.

Numa parceria com o Procon (Programa de Defesa e Proteção do Consumidor)  de Hortolândia e a Fundação Procon de São Paulo, o serviço Procon Móvel também foi disponibilizado, por meio de micro-ônibus onde funcionários do órgão deram informações e orientações à população sobre compra de produtos, contratação de serviços e direitos do consumidor.