JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 579

Prefeitura inicia diálogo para definir reajuste salarial de servidores

Percentual definido será aplicado na folha de pagamento prevista para 30 de maio

Representantes da Prefeitura de Hortolândia e do STPMH (Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Hortolândia) se reuniram, nesta segunda-feira (16/04), para dialogar sobre o reajuste salarial anual concedido aos funcionários públicos todo mês de maio, data base da categoria. No encontro, ficou definido que a Administração Municipal fará, até o dia 26, uma análise do impacto orçamentário do reajuste, estabelecendo um percentual para ser aplicado a partir de 1º de maio.

De acordo com a Secretaria de Gestão de Pessoal, o objetivo é oferecer um índice que esteja conforme a inflação do período, que atenda o anseio dos servidores e que seja compatível com o orçamento da Prefeitura. Atualmente, há 5.004 servidores municipais, para os quais o reajuste será aplicado a partir da folha de pagamento prevista para dia 30 de maio.

O reajuste anual é um compromisso do governo do prefeito Angelo Perugini, que mantém suas obrigações com o funcionalismo público sempre em dia. Em janeiro deste ano, a Prefeitura pagou a quinta parcela, de seis, do acordo de reposição de perda salarial referente aos anos de 1998 a 2004, um acréscimo de 3,79% nos salários dos servidores. Em maio do ano passado, a Administração concedeu reajuste salarial anual de 4,56% aos trabalhadores, valor pago integralmente. Além de manter os salários dos servidores em dia, a Prefeitura pagou antecipadamente a 1ª e 2ª parcela do 13º salário e já havia feito o pagamento da quarta parcela do acordo de reposição salarial, em janeiro de 2017.

Em seus governos anteriores, Perugini devolveu aos servidores direitos retirados no passado: reposição anual dos salários (em 2005, os trabalhadores municipais estavam há 10 anos sem reajuste), cesta básica, vale-transporte, plano de saúde. Também foi no governo Perugini que a Prefeitura implantou a Escola de Gestão, para garantir formação aos trabalhadores, e o Plano de Carreira, que será retomado com a participação dos servidores.

Participação

A Prefeitura trabalha para ampliar as políticas públicas em favor do funcionalismo público municipal com a participação do servidor.  No mês de março, realizou a eleição do Conselho Municipal de Política e Administração de Pessoal e de dois Colegiados: de Planejamento e Gestão do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento, e de Planejamento e Gestão do Programa de Avaliação e Desempenho. A ação permitirá a retomada do Plano de Carreira.

Junto com o Hortoprev (Instituto de Previdência de Hortolândia), a Prefeitura concluiu o censo dos servidores para conhecer melhor o perfil dos trabalhadores. Mais que contar, o objetivo do censo é entender as necessidades dos mais de cinco mil servidores e, de forma conjunta, trabalhar itens como retomada do plano de carreira, aposentadoria segura, formação continuada, política habitacional, promoção da saúde, segurança no trabalho, dentre outros.