Jardim Rosolen terá novo viaduto de acesso

A pedido da Prefeitura, Estado construirá estrutura para desafogar tráfego de veículos no bairro, que terá uma estação de transferência de ônibus do Corredor Metropolitano

A Prefeitura de Hortolândia solicitou e o Estado atendeu o pedido do município: a obra do Corredor Metropolitano Noroeste Vereador Bileo Soares, retomada nesta segunda-feira (12/03), contemplará um viaduto sobre a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), no acesso ao Jardim Rosolen. A obra, uma das etapas previstas para ser concluída em um ano, vai desafogar o tráfego de veículos no bairro, que contará ainda com uma estação de transferência de ônibus.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano de Hortolândia, Carlos Roberto Pratavieira Junior, a Prefeitura construiu a Ponte Estaiada para unir as regiões Leste (Jd. Novo Ângulo) e Oeste (Jd. Amanda) da cidade e o Estado incluiu a estrutura no traçado do Corredor Metropolitano. “Indicamos ao Estado a necessidade de construir mais um viaduto no Jardim Rosolen, próximo do já existente, mas desta vez com acesso à rua Ema Frederici Geraldeli, numa nova opção de acesso à região, uma vez que o fluxo de veículos aumentará com a implantação da estação de transferência”, explicou Pratavieira Junior. Os viadutos serão complementares, sendo que em um o trânsito será sentido bairro e no outro sentido Rodovia.

O pedido para esta obra foi aceito e, nesta segunda-feira, o governado Geraldo Alckmin esteve em Hortolândia para anunciar a retomada das obras do Corredor Metropolitano, que inclui além do viaduto, a pavimentação da Ponte Estaiada, o prolongamento do traçado com abertura de viário no sentido Campinas, uma estação de transferência no Parque Peron, cinco estações de embarque e desembarque de passageiros, além de uma travessia sobre a linha férrea, na altura do bairro Chácara Nova Boa Vista, e duas alças de acesso na SP-101, nos sentidos Campinas e Monte Mor. Neste trecho, a Artesp fará, ainda um dispositivo viário, facilitando o acesso à Rodovia. O conjunto de obras do Estado contempla, também, a construção de um CCO (Centro de Controle Operacional), na avenida Olívio Franceschini. As intervenções estão orçadas em R$ 58,2 milhões.

Ponte Estaiada será liberada em julho, afirma governador

As obras remanescentes do Corredor Metropolitano priorizarão a Ponte Estaiada, com pavimentação da estrutura e construção do acesso pelo Jd. Novo Ângulo. A Ponte Estaiada foi construída pela Prefeitura para integrar as regiões da cidade, além de servir como traçado para o corredor expresso de ônibus, com acesso SP-101. A retomada das obras vai viabilizar o tráfego de veículos pela Ponte, reorganizar o trânsito regional e facilitar o acesso entre as cidades cortadas pelo Corredor. “Até julho, entregaremos a interligação com a Ponte; até dezembro, o viário da Ponte até a SP-101. As obras terminam em março, com a construção de estações de transferência no Peron e no Rosolen e cinco estações de embarque e desembarque”, confirmou Alckmin.

Para colocar a ponte em operação, a Administração Municipal finaliza a construção de uma rampa de acesso à estrutura, pelo Jd. Santa Rita de Cássia, e aguarda a execução da parte que cabe ao Estado. “Estamos anunciando praticamente as últimas obras neste trecho, o que confirma que as coisas acontecem para quem acredita. Não existe nada mais forte no ser humano do que o sonho, a vontade de fazer, a determinação e a esperança no coração”, disse Perugini. “Neste projeto que nós estamos fazendo, que é a Ponte Estaiada, uma participação da Prefeitura para este Corredor, o Estado agora dará um acabamento. Aqui será uma das marcas deste viário importantíssimo para toda a região, pois vai reorganizar o trânsito”, destacou o prefeito, reafirmando a parceria entre a Prefeitura e o Estado para a retomada das obras.

“Por meio do Corredor Metropolitano e da faixa exclusiva de ônibus vamos facilitar o transporte nesta região, com um viário de alta capacidade e de qualidade”, concluiu Alckmin.

Parceria

aDesde que a atual Administração assumiu a Prefeitura, este governo tem solicitado ao Estado retomada nas obras do Corredor Metropolitano e a liberação da Ponte Estaiada para a passagem de veículos. Em agosto do ano passado, o governador Geraldo Alckmin esteve em Hortolândia para assinar a autorização da publicação do edital de licitação para o serviço. Na ocasião, Alckmin garantiu que a retomada seria pelos trabalhos necessários na Ponte Estaiada.