Prefeitura orienta população como evitar filas nas salas de vacina

Recomendação para quem precisa de outras imunizações é procurar unidades de saúde em horário oposto à oferta da vacina contra Febre Amarela

Com o aumento no movimento de pessoas nas salas de vacina do município, nas últimas semanas, devido à procura pela imunização contra Febre Amarela, a Prefeitura orienta quem precisa de outros tipos de vacina sobre a melhor forma de ser atendido. A recomendação é que a população procure o serviço de saúde em horários diferentes ao da vacinação contra Febre Amarela. Como esta é a única vacina ofertada somente em um dia da semana nas unidades de saúde, é possível conseguir as demais imunizações nos outros dias ou no período contrário do dia.

Mães de bebês que precisam receber vacinas dos primeiros anos de vida, por exemplo, podem conferir o calendário abaixo e se programar para ir até a unidade de saúde nos dias em que não está programada a oferta da dose contra Febre Amarela. A medida evita filas na espera por vacinas obrigatórias. Confira abaixo o calendário básico de vacinação. Vale lembrar que as salas de vacina funcionam das 7h às 15h30 para as imunizações em geral, sendo que ficam fechadas no horário de almoço. Já para a proteção contra Febre Amarela é necessário um horário determinado, uma vez que após abertas, as ampolas da vacina têm curto período de validade. Normalmente, estas doses estão disponíveis somente no período da manhã, conforme horários abaixo.

Para receber qualquer vacina é preciso ir a unidade de referência de acordo com seu endereço, levar documento pessoal, Cartão Cidadão (documento emitido pela Secretaria de saúde que atesta o vínculo da pessoa à unidade de Saúde) e Carteirinha de Vacinação.

A Vigilância Epidemiológica, órgão da Prefeitura de Hortolândia, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, orienta a população sobre a importância de ficar sempre atento sobre as datas previstas no Calendário Básico de Vacinação para que nenhuma imunização seja esquecida. Além disso, é preciso prestar atenção nas mudanças realizadas neste calendário, como ampliação de faixa etária e inclusão de novas vacinas.

De acordo com informações do órgão municipal, sete vacinas sofreram alterações de Calendário recentemente. São elas: Hepatite A, Hepatite B, Tetra Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola e Catapora), Tríplice Viral (sarampo, Caxumba e Rubéola), Meningo C (Meningite), dTpa-Gestantes (Coqueluche) e HPV (Papiloma Vírus Humano). Especificamente em Hortolândia, a Vigilância Epidemiológica também recomenda a vacinação contra Febre Amarela, uma vez que a cidade foi incluída como cidade de risco ampliado para a doença. Para esta vacina, a orientação é que sejam imunizadas pessoas de todas as faixas etárias, com exceção de crianças menores de nove meses, gestantes e pessoas com baixa imunidade.

Calendário obrigatório de vacinas

VACINAS

Como era

Como está