Prefeitura implanta caixa de coleta de lâmpada fluorescente no Creape

Serviço gratuito contribui para evitar contaminação ambiental e humana por substâncias tóxicas

A Prefeitura de Hortolândia implantou no Parque Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola) uma “Estação exclusiva para descarte de lâmpadas fluorescentes”, a segunda disponível no Jd. Santa Clara do Lago. Com mais este, agora já são sete os pontos de descarte gratuito de lâmpadas, implementados pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Os demais ficam no Jd. Amanda, Vila Real, Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, Jd. Nossa Senhora de Fátima e Remanso Campineiro (confira endereços abaixo).

A nova estação está localizada na parte externa do setor administrativo do Creape, que fica Rua Bolívia, 200. O parque abre diariamente, das 6h às 20h. Nos demais pontos, o munícipe poderá descartar lâmpadas inservíveis, sem qualquer tipo de custo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

As caixas de MDF, de 1,65 cm comprimento x 0,70 cm largura x 0,70 cm altura, são capazes de recolher qualquer tipo de lâmpada queimada, tanto inteira quanto quebrada, armazenando 700 lâmpadas tubulares e 300 lâmpadas compactas, mistas e outras, segundo dados da empresa fornecedora, a Bulbless, que realiza a coleta em parceria com a Administração e a Horto Ambiental. A tampa é do tipo basculante, que abre quando erguida para cima com o apoio de trava, o que evita a ação de curiosos e o risco de acidentes.

Cada ponto de coleta de lâmpada tem um responsável que avisa à Secretaria de Meio Ambiente quando o material precisa ser retirado, periodicamente. A cada recolha é feita a contagem do total de lâmpadas: em unidades, quando inteiras, e em quilos, quando quebradas. Todo o processo de coleta e descarte ambientalmente correto das lâmpadas é realizado por meio de parceria entre a Prefeitura e a empresa Horto Ambiental e suas parceiras, como a Bulbless. Após feita a descontaminação das substâncias tóxicas, como o mercúrio, a empresa especializada emite um laudo atestando esta descontaminação e o descarte correto do material restante, como vidro e metais.

“Além do respeito ao meio ambiente, isto representa também qualidade de vida, uma vez que as lâmpadas não serão descartadas inadequadamente, pois o mercúrio presente nas fluorescentes é um material muito arriscado para a população em geral”, explica o engenheiro ambiental da Horto Ambiental, José Baldino.

As estações de descarte de lâmpadas compõem uma das políticas públicas implementadas pela Prefeitura na área ambiental, assim como os PEVs (Pontos de Descarte Voluntário de entulho e outros materiais recicláveis), os LEVs (Locais de Entrega voluntária de recicláveis) e as caixas de descarte de lixo eletrônico.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes, a medida da Prefeitura atende à demanda da comunidade. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, legislação que rege este tipo de situação, prevê que o descarte de lâmpadas seja feito por meio de logística reversa, isto é, cada vendedor seria responsável também por recolher os produtos queimados e providenciar o descarte correto, esclarece a secretária-adjunta, Eliane Nascimento. No entanto, como ainda não houve acordos setoriais, nas esferas federal, estadual e municipal, a Prefeitura sai na frente e disponibiliza as estações de coleta de lâmpadas fluorescentes.

Confira onde estão as estações de descarte de lâmpadas:

Ponto 1 - Centro Cultural Inês Aparecida da Silva Afonso /Escola de Artes Augusto Boal

Rua Casemiro de Abreu, S/N, Jardim Amanda

Ponto 2 - Emef Professora Janilde Flores Gaby do Vale

Avenida Professora Edna Aparecida Pampa da Fonseca, 115, Vila Real

Ponto 3 - USF (Unidade de Saúde da Família) Parque do Horto

Avenida José Augusto de Araújo, 95, Jardim Auxiliadora

Ponto 4 - Espaço Viva Mais e Melhor

Rua Pedro Pereira, 179, Jd. Santa Clara

Ponto 5 - Parque Socioambiental Irmã Dorothy (Administração)

Rua Manoel Antônio da Silva, 415, Jd. Nossa Senhora de Fátima

Ponto 6 - Academia Jaime Pereira "Academia Municipal"