Prefeitura se mobiliza no combate à Aids

Blitz realizada pelos profissionais do Amdah em cruzamento na Vila Real alerta sobre importância de se prevenir e realizar o teste que detecta a infecção pelo vírus HIV

Nesta sexta-feira (01/12), todos os países se mobilizam pelo Dia Internacional de Luta Contra a Aids. Em Hortolândia, a Prefeitura aderiu a campanha “Fique Sabendo”, que divulga a oferta gratuita de testes rápidos de HIV em todas as unidades de saúde do município. Profissionais do Amdah (Ambulatório Municipal de DST/Aids) fizeram uma blitz no cruzamento das avenidas São Francisco de Assis com Thereza Ana Cecon Breda, onde distribuíram kits com preservativo e material informativo sobre a campanha.

O vírus HIV é causador da Aids, doença caracterizada por infecções oportunistas que afetam a saúde da pessoa infectada, que apresenta baixa imunidade. O diagnóstico precoce auxilia no controle do vírus por meio de acompanhamento médico e uso de medicamentos. Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família), além do Amdah (Ambulatório Municipal de DST/Aids), fazem o teste rápido que detecta o HIV. O exame é gratuito e está disponível ao longo de todo o ano, mesmo fora do período da campanha. Para fazer o teste, não é preciso ter encaminhamento médico. No entanto, a necessidade de realizar a testagem é enfatizada durante a semana da campanha “Fique Sabendo”. Neste ano, a meta é realizar mil exames neste período.

No teste rápido, o profissional de saúde colhe uma pequena amostra de sangue da pessoa, através de uma picada na ponta do dedo. Em contato com produto reagente é possível saber, em menos de 10 minutos, se a pessoa está infectada com o vírus HIV. Os testes têm sigilo garantido.

Caso o resultado seja positivo, a pessoa é encaminhada para atendimento no Amdah, onde uma equipe multidisciplinar composta por infectologista, psicólogo e outros profissionais farão acompanhamento do paciente.

Atualmente, o Amdah acompanha cerca de 300 pacientes com HIV. A unidade de referência também realiza teste gratuito de HIV/Aids, mesmo fora do período da campanha “Fique Sabendo”. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O endereço é rua Ernesto Bergamasco, 262, na Vila Real.