Centro Especializado em Infectologia reabre em novo espaço, nesta segunda-feira (11/05)

A Prefeitura de Hortolândia mantém firme o trabalho na área de saúde para oferecer atendimento de qualidade à população. Nesta segunda-feira (11/05), a Administração reabre o CEI (Centro Especializado em Infectologia), antigo Amdah (Ambulatório Municipal de DST/Aids de Hortolândia), em novo espaço, localizado na avenida Thereza Ana Cecon Breda, 1.115, Vila São Pedro. Para evitar aglomeração, serão atendidos somente casos graves e pacientes que precisam retirar medicação. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O Amdah funcionava na Rua Ernesto Bergamasco, 262, na Vila Real.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a mudança para um local maior visa adequar a demanda e o ambiente de trabalho à equipe de profissionais que atua na unidade. Atualmente, o órgão atende, em média, de 600 a 700 pacientes. O novo local é mais amplo com 20 salas, que incluem consultórios, recepção, área administrativa, cozinha, entre outros espaços.

O CEI é a unidade de referência no município para acompanhamento e tratamento de pacientes com ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como o HIV, vírus causador da Aids. O trabalho inclui ainda testagem para detecção destas doenças. O órgão também atende pacientes de hepatites virais e faz acolhimento de vítimas de casos de violência sexual aguda. Periodicamente, o órgão promove ações e campanhas de prevenção às ISTs e às Hepatites Virais.

A secretária de Saúde, Mary Guiomar Almeida Rocha, destaca a importância da reabertura do CEI para a população. “Apesar do foco do momento ser a pandemia do Coronavírus, a Prefeitura continua a investir em outras áreas prioritárias da saúde. O trabalho realizado pelo CEI é vital para pacientes de ISTs, hepatites virais e vítimas de violência sexual. São pessoas que precisam de atendimento, acolhimento e acompanhamento especializados. Tudo isso elas recebem no CEI, que conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais. Agora, eles terão um atendimento ainda melhor no novo espaço, que é bem mais amplo e confortável”, destaca Mary.