Trecho da rodovia SP-101 ganhará via marginal na altura do Jd. Boa Vista

Decreto estadual, publicado nesta quarta-feira (16/08), autoriza desapropriação de terrenos no sentido Monte Mor-Hortolândia entre Jd. Boa Vista e Jd. Stella; intervenções na rodovia fazem parte do “pacote de obras” solicitado pela Prefeitura ao Estado, em fevereiro deste ano

O sonho de fazer da rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença, a SP-10, uma via mais segura e adequada às necessidades dos moradores de Hortolândia acaba de sair do papel para virar realidade. Uma das demandas da Prefeitura, levadas ao governo do Estado em fevereiro deste ano, a de construir vias marginais em trechos críticos, começa a ser atendida, com a publicação, nesta quarta-feira (16/08), do decreto estadual n° 62.780.

A medida declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, imóveis localizados numa área de 2.065,67 m², que vai do quilômetro 11,5 ao 13,2, leste, no sentido Monte Mor-Hortolândia. Neste trecho, que vai do Jd. Boa Vista às Chácaras Havaí, aproximadamente, está prevista a implantação de via marginal. Segundo o portal da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), as obras, a cargo da concessionária Rodovias do Tietê, sob supervisão da agência estadual, começariam em maio de 2018, com término em março de 2019. O investimento é da ordem de R$ 2,1 milhões.

O objetivo das obras é garantir mais segurança e fluidez ao trânsito, ao separar, em vias diferentes, o tráfego de longa distância do fluxo local, entre bairros.

Demandas da Prefeitura

A fim de aperfeiçoar a SP-101, para que haja mais segurança viária na rodovia que cruza o município e a mobilidade urbana contribua para uma melhor qualidade de vida aos moradores de Hortolândia, o prefeito Angelo Perugini reuniu-se com o diretor-geral da Artesp, Giovani Pengue Filho, em fevereiro passado, na sede do órgão em São Paulo. Na ocasião, Perugini apresentou à Artesp um “pacote de obras”, com seis reivindicações específicas. Em sua maioria, as demandas se referiam às intervenções viárias no trajeto da rodovia. Cabe à Agência de Transportes acompanhar e fiscalizar a atuação das concessionárias de rodovias do Estado e da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

Além das intervenções relativas ao Corredor Metropolitano, o prefeito falou sobre a implantação de vias marginais na SP-101, principalmente, no Jardim Amanda, Santa Esmeralda e Jd. Rosolen.

Segundo dados da Prefeitura, em 2016, ocorreram 25 acidentes com mortes no município, sendo que oito deles foram na SP-101. Nas margens da rodovia, ficam os principais bairros da região do Jd. Rosolen e do Jd. Amanda e parte da região do Jd. Santa Clara.