Prefeitura realiza formação sobre cultura africana

Voltado a coordenadores pedagógicos, curso aborda educação das relações étnicas

Coordenadores pedagógicos da rede municipal de Educação participaram da formação “Coleção Abayomi: educação das relações étnicas”, realizada pela Prefeitura, que abordou o ensino da cultura africana nas escolas e a valorização das diversas linguagens e dos saberes infantis. Com duração de seis horas/aula, o curso foi ministrado pela Prof.ª Dr.ª Regiane Rossi Hilkner em duas etapas, nos dias 17 e 31 de maio, no auditório do Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire.

Na primeira etapa da formação, a professora abordou conceitos como racismo, preconceito e discriminação, contextualizando, em abordagem sócio-histórica, o debate sobre etnia e convívio na escola. Na segunda etapa, integrou teoria e prática, mostrando como o tema poderá ser trabalhado no universo escolar, tanto por meio da confecção das bonecas Abayomis, quanto pelo uso, de modo interdisciplinar, dos livros da coleção.

“Fizemos um convite para que os participantes pensassem em várias questões que podem ser trabalhadas na escola. Além do foco no preconceito racial, a inversão de olhares para que a criança negra se sinta acolhida e bela; a valorização da ascendência africana; a África para além da savana e da seca, berço de saberes como a Medicina; a criança na escola e o empoderamento da cor negra, mas também a dor da escravidão e a importância de abordar a autoestima desta criança”, afirma Regina.

Regina Hilkner é pedagoga e psicóloga com mestrado em Psicologia pela Unicamp (Universidade Estadual de campinas), doutorado em Antropologia também pela Unicamp e pós-doutorado na Universidade de Xangai, na China. É também autora de livros sobre o tema voltados para o público infantil. As obras que integram a coleção serão utilizadas nas escolas da rede. “O Jardim de Abayomi” e “Abayomi brincando” (interativo) são voltados à etapa final da Educação Infantil (Jardim II). Já a coleção “As Cores e a Cor”, “Uma Preciosidade”, “O Encontro Precioso” e  “Saber é bom” serão utilizados no Ensino Fundamental.

Abayomi

O nome atribuído às bonecas de pano africanas significa “encontro precioso”. Para acalentar os filhos durante as viagens até Brasil, feitas em navios negreiros, as mães africanas rasgavam retalhos das próprias saias, criando a partir deles as pequenas bonecas chamadas de “abayomis”.