Prefeitura promove palestras de segurança viária para motoristas da Câmara

Campanha de educação para o trânsito promovida pela Administração se estende até o dia 13 deste mês

Representante da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura ministrou, nesta quarta-feira (07/06), palestra sobre “Direção Defensiva e Segurança Viária” para cerca de 30 motoristas profissionais e servidores da Câmara Municipal de Hortolândia. Na próxima terça-feira (13/06), a palestra será voltada a motoristas da própria Prefeitura. Previstas inicialmente para meados de maio, as ações precisaram ser adiadas.

As palestras fazem parte da programação do movimento Maio Amarelo, de educação para o trânsito, que, no município, incluiu distribuição de Multa Legal a bons condutores, seminário sobre segurança viária, palestras e, também em parceria com a Câmara, realização de audiência pública sobre mobilidade urbana. Neste ano, a mobilização tem como slogan “Atenção pela Vida”.

Durante cerca de 1h30 minutos, a secretária-adjunta de Mobilidade Urbana, Sandra Zaith,  ressaltou a importância do respeito às regras de trânsito, como o uso do cinto de segurança e os limites de velocidade, e o papel simbólico desempenhado pelos servidores públicos perante toda a sociedade. Ela destacou a engenharia, a fiscalização e a educação como o tripé da segurança viária e reforçou a importância das escolhas para um trânsito mais seguro. Segundo Sandra, o motorista precisa ter em mente que o viário não é exclusivo do carro, mas espaço compartilhado com o pedestre, o motoqueiro e o ciclista. E questionou aos presentes: “Qual a imagem de motoristas que vocês querem construir?”

“É preciso que todos os que utilizam a frota com o logotipo de Hortolândia entendam que estão sendo vistos pela população, sobretudo numa cidade de pequeno porte, em que todos se conhecem. Ninguém tem salvo conduto para transgredir a lei, porque é servidor. Pelo contrário. O servidor público deve ser o agente da mudança de atitude, deve dar o exemplo para cobrar do cidadão comum atitudes melhores no trânsito”, acrescenta Marcos Perucci, coordenador da Educação em Mobilidade Urbana.

Para o chefe do Núcleo de Transporte da Câmara, Anderson Siqueira Campoi, a palestra foi bastante produtiva. “Eles abordaram temas que todos conhecem, mas na rotina diária acabamos esquecendo, não só as regras, mas a consciência no trânsito. Às vezes, parece que dirigimos no piloto automático. Foi uma oportunidade de retomar estes princípios e de despertar a consciência do respeito ao pedestre e aos demais participantes do trânsito”, afirmou o servidor.

Maio Amarelo

De acordo com a Secretaria, as ações e propostas estão alinhadas com as da “Década de Ação das Nações Unidas para Segurança no Trânsito 2011-2020, que estabelece uma meta de redução de pelo menos 50% das mortes em acidentes de trânsito”. Dados do Denatran de 2016, enviados à Mobilidade Urbana, informam que há 102.512 veículos emplacados na cidade e, segundo estudo da Secretaria de Transportes Metropolitanos de 2015, na RMC (Região Metropolitana de Campinas), Hortolândia tem 142.896 viagens em veículos individuais/dia.

O Maio Amarelo é realizado em vários países. No Brasil, o movimento é promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) voltada ao tema, e apoiado pelos municípios. Segundo o site do Movimento, “a intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada”.

#MinhaEscolhaFazADiferença