Obras do Residencial Novo Estrela I estão em fase de acabamento

Previsão de entrega dos apartamentos é de 90 dias

As obras do condomínio Novo Estrela 1, realizadas por meio do programa federal “Minha Casa Minha Vida”, estão em fase de acabamento. O condomínio 1 tem 288 apartamentos, destinados para pessoas removidas de áreas de risco. De acordo com a Secretaria de Habitação, os apartamentos serão entregues em 90 dias.

Cada um dos apartamentos do condomínio Novo Estrela I tem 47,5 m² de área construída, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. O empreendimento Novo Estrela tem ao todo 672 apartamentos, sendo 288 do condomínio 1, 288 do condomínio 2, entregues pela Prefeitura em janeiro último, e 96 do residencial 3, já entregues. O investimento total é de R$ 58 milhões. Os condomínios ainda contam com salão de festas, estacionamento para veículos dos moradores, parquinho e portaria com guarita. Os apartamentos atendem famílias com renda de zero a R$1.600,00 cadastradas no programa municipal de habitação e contempladas no sorteio realizado pela Caixa Econômica Federal.

De acordo com o secretário de Habitação, Jonas Pereira de Lima, a meta da Prefeitura é construir 2 mil novas unidades habitacionais até o final de 2020 e regularizar mais de 5 mil imóveis. Para isso, busca parcerias e recursos financeiros externos.

HISTÓRIA

O Novo Estrela está localizado no terreno do antigo Jd. Estrela. O empreendimento é fruto do programa habitacional iniciado nas duas gestões anteriores (2005 a 2012) do prefeito Angeli Perugini.

Quando Perugini assumiu a Prefeitura pela primeira vez, em 2005, a área do antigo Jardim Estrela estava ocupada, há seis anos, por cerca de 400 famílias. Elas viviam em barracos, em condição de extrema pobreza, sem rede de água e luz. O terreno era particular, por isso, não podia receber investimentos públicos.

Sensibilizado com a situação das famílias, Perugini procurou o proprietário da área e propôs a compra do terreno pela Prefeitura. Nasceu, então, o grande projeto habitacional que deu fim ao principal bolsão de pobreza de Hortolândia.

Naquela época, foram construídas 499 unidades habitacionais no Jd. Primavera para garantir moradia digna às famílias do Jd. Estrela. Os barracos foram demolidos para dar lugar ao projeto habitacional em andamento, que garantirá casa própria para 672 famílias, uma parceria da Prefeitura com o governo federal.

A remoção das famílias que viviam no antigo Jardim Estrela ocorreu entre o final de 2010 e o primeiro semestre de 2011, quando a Prefeitura entregou 499 casas populares no Jardim Primavera.