Vacina contra HPV já está disponível para meninos

Garotos de 12 e 13 anos podem ser imunizados nas unidades de saúde da Prefeitura

Pela primeira vez desde que foi introduzida no calendário nacional de vacinação, a vacina que previne doenças causadas pelo vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), destinada a adolescentes, passa a abranger a imunização dos garotos com 12 e 13 anos. São necessárias duas doses com intervalo de seis meses para garantir a eficácia. A Vigilância Epidemiológica de Hortolândia, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, tem como meta imunizar, pelo menos, 80% deste público alvo. A vacina é oferecida, gratuitamente, nas unidades de saúde de Hortolândia. Para isso, basta ir até o local com a carteira de vacinação, acompanhado de um responsável.

A exemplo do que já aconteceu no passado no caso das meninas, a imunização entrará no calendário básico nacional das vacinas obrigatórias para os meninos de forma gradativa. No próximo ano, a idade para a vacinação de meninos será de 11 e 12 anos. Em 2019, a idade será de 10 e 11 anos. Em 2020, a vacina será para meninos de nove e dez anos. A partir daí, as doses serão disponibilizadas para meninos com idade entre nove e 13 anos. Para as adolescentes do sexo feminino, a vacina é obrigatória desde 2015, nesta mesma faixa etária.

HPV

A inclusão de adolescentes do sexo masculino na imunização contra HPV é um reforço na prevenção de diversos tipos de câncer causados pelo vírus, como o de colo de útero e o de pênis, além de verrugas genitais. A transmissão do vírus acontece por contato direto com a pele ou mucosa infectada, como durante a relação sexual. Por isso, a indicação da vacina antes do início da atividade sexual garante maior proteção para as pessoas que nunca tiveram contato com o vírus HPV. A vacina não é eficaz para tratamento de pessoas já infectadas. Além disso, o uso de preservativo durante as relações sexuais previne a infecção pelo vírus e por outras doenças sexualmente transmissíveis.