Agentes do SAMU recebem treinamento para atender ocorrências de parada cardiorrespiratória

Ação visou atualizar agentes sobre técnicas e procedimentos para atender chamadas com mais rapidez

Agentes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Hortolândia receberam treinamento para atender chamadas de parada cardiorrespiratória. A ação, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, aconteceu nesta segunda e terça-feira (30 e 31/01), na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profa. Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro.

O objetivo foi aprimorar e atualizar os agentes sobre técnicas e procedimentos para atender melhor e com mais rapidez chamadas de parada cardiorrespiratória, bem como realizar ressuscitação cardiopulmonar.

As técnicas e procedimentos seguem os protocolos atualizados da AHA (American Heart Association), instituição americana sem fins lucrativos, considerada referência mundial em doenças cardiorrespiratórias. Participaram do treinamento enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e condutores. Os médicos não participaram porque já recebem o treinamento durante o curso de medicina.

Em média, o SAMU atende por semana entre 10 a 14 chamadas de parada cardiorrespiratória no município. Atualmente, o órgão conta com equipe de 70 agentes e quatro viaturas, sendo uma de UTI móvel e três básicas. Estas últimas são equipadas com o DEA (Desfibrilador Externo Automático), equipamento que pode ser utilizado por leigos para socorrer pacientes com parada cardiorrespiratória. Para chamar o SAMU, basta discar o número 192. O SAMU solicita que a população evite fazer trotes ou chamadas desnecessárias, e que ao fazê-las, procure relatar a ocorrência com as informações mais corretas possíveis, sem exagerar a situação, para que possa ser efetuado atendimento com qualidade. Com isso, o SAMU evita deslocar agentes sem necessidade que poderiam estar atendendo chamadas mais urgentes e graves.