Alunos da EJA de Hortolândia fazem mosaico com tema “Africanidades”

Com desenho criado por aluno deficiente auditivo, obra foi instalada na entrada do anfiteatro da Emef Profa. Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro

Um grupo de 25 alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profa. Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, em Hortolândia, fez um mosaico com o tema “Africanidades”. Com 5m de comprimento por 90cm de largura, o mosaico mostra uma cena estilizada da savana com animais típicos e a imagem de perfil de um homem e uma mulher de tribos africanas em cada um dos lados. O desenho foi criado pelo aluno deficiente auditivo do 7º ano, Willian Rodrigues da Silva, com apoio da professora de Libras Katia Regina Curado Copia.

Instalada na entrada do anfiteatro da escola, a obra foi criada a partir do tema do projeto pedagógico deste ano na rede municipal de ensino de Hortolândia, “Compreendendo e educando para as relações étnico-raciais na escola”. O mosaico foi feito durante as aulas de artes com o professor Paulo César Gonçalves e levou cerca de quatro meses para ficar pronto. Os materiais utilizados foram placas de madeira, azulejos picados e cola branca. A Emef Marleciene tem 137 alunos matriculados na EJA, dos quais 7 são deficientes.